Pretendemos promover e divulgar a informação na área da Saúde. A reprodução total ou parcial dos textos e fotografias é possível, desde que referenciada a sua origem (JAS Farma®), o link (www.jasfarma.com) e com a autorização expressa da Direcção.

Notícia

Concurso «Preserve os Antibióticos» desafia alunos do 2º e 3º Ciclo do ensino básico

2012-01-12, Permalink | Disponível em RSS | Imprimir

Partilhar



Clique para aumentar/diminuir
«Preserve os Antibióticos» é o tema central do concurso pedagógico promovido pela Direcção Geral da Saúde (DGS) e do Grupo de Infecção e Sépsis (GIS), com o apoio do Ministério da Educação e da Ciência (MEC).

Dirigido a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, o concurso é um desafio que procura envolver docentes e alunos de modo a promover a inclusão do tema «preservação dos antibióticos» nos planos curriculares e incentivar a realização de trabalhos, que contribuam para uma maior sensibilização e envolvência da comunidade escolar, de uma forma multidisciplinar.

Esta iniciativa da DGS e do GIS promove a pesquisa e recolha de informação, sensibiliza os alunos de modo a contribuir para uma precoce alteração de comportamentos, estimula a criatividade e o debate em ambiente escolar.

Segundo José Artur Paiva, Coordenador Nacional da DGS para o PNRA (Programa Nacional de Resistência Antimicrobiana), «o uso inadequado dos antibióticos é um dos maiores problemas de saúde pública. A sua utilização, sem real necessidade, faz com que o medicamento perca a sua capacidade curativa. Por esta razão é importante promover uma maior consciencialização através de campanhas dirigidas, não só aos médicos prescritores e aos utentes, mas também aos jovens que constituem um grupo aberto à pedagogia e um importante vector de difusão de informação a toda a família.»

Dividido em duas categorias, o concurso vai premiar com vales FNAC, no valor de 250€, o melhor trabalho do 2º ciclo e o melhor do 3º ciclo. Serão aceites trabalhos que tenham como suporte posters informativos e trabalhos multimédia.
As candidaturas deverão ser realizadas por grupos de alunos, tendo um professor como responsável. Cada escola pode apresentar até 10 candidaturas por categoria (2º e/ou 3º ciclo), respectivamente.

Até 10 de Fevereiro serão aceites os trabalhos dos quais serão seleccionados os dois vencedores (um por categoria), que se destacarão pela adequação do trabalho ao tema, o tratamento da informação/utilização de fontes, a originalidade e criatividade e a qualidade da apresentação.

O anúncio dos vencedores e entrega de Prémios, acontecerá durante o Simpósio de Infecção e Sépsis, que decorrerá no Porto em finais de Fevereiro e que contará com prestigiados médicos e investigadores nacionais e estrangeiros da área da Infecção e Sépsis e cujo tema principal é: PRESERVE OS ANTIBIÓTICOS.


REGULAMENTO
O Regulamento está acessível AQUI.