Pretendemos promover e divulgar a informação na área da Saúde. A reprodução total ou parcial dos textos e fotografias é possível, desde que referenciada a sua origem (JAS Farma®), o link (www.jasfarma.com) e com a autorização expressa da Direcção.

Notícia

Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental e 2º aniversário da Encontrar+se

2008-09-25, Permalink | Disponível em RSS | Imprimir

Partilhar


O Núcleo do Porto da Universidade Católica Portuguesa associa-se à Encontrar+se nas comemorações do 2º aniversário desta Associação e do Dia Mundial da Saúde Mental, que se realizam no próximo dia 10 de Outubro de 2008.

O lema proposto pela Federação Mundial para a Saúde Mental para a campanha deste ano é «Tornar a saúde mental uma prioridade global: melhorar os serviços através da acção e da reivindicação do movimento activista e de cidadãos».

O objectivo da iniciativa é dar resposta a alguns problemas com que os utentes, os seus familiares e os técnicos dos serviços de Saúde Mental se têm confrontado no domínio da assistência.

Neste sentido, o programa definido para as comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental no Porto inclui conferências e um workshop de formação de técnicos a trabalhar nesta área. Será ainda apresentada a segunda edição do “Manual terapêutico para a reabilitação da pessoa com esquizofrenia nas Áreas residencial, laboral e de ocupação dos tempos-livres”, uma edição da Encontrar+se.


Uma prioridade em termos globais

Filipa Palha, presidente da Encontrar+se, usará da palavra na sessão inaugural das comemorações, cujos trabalhos arrancam com uma conferência do reconhecido activista pró saúde mental J. M. Jara, que dissertará sobre as estratégias possíveis para transformar a área da Saúde Mental numa prioridade em termos globais.

Uma hora depois deverá discursar Volker Roder, da Universidade de Berne, autor de reconhecidos programas de reabilitação na esquizofrenia. Marques-Teixeira, director da revista «Saúde Mental», fará de seguida a apresentação da 2ª edição do “Manual terapêutico para a reabilitação da pessoa com esquizofrenia nas Áreas residencial, laboral e de ocupação dos tempos-livres”, e edição da Encontrar+se.


Abordagem familiar

Entre as 14h30 e as 18 horas decorrerá um workshop orientado por Cecília Villares, mestre da Universidade Federal de S. Paulo e responsável pelo programa S.O.Esq., que se subordinará ao programa sobre a abordagem familiar e a doença mental, focado na construção de redes e no empowerment.

As comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental na Universidade Católica Portuguesa no Porto contam ainda com o apoio dos laboratórios AstraZeneca, Jansen-Cilag, toLife e Grupo Tecnifar.