« voltar
O rastreio de insuficiência venosa que decorreu no Centro Comercial Colombo, nos passados dias 6 e 7 de Abril, estava integrado na 3ª edição da Mostra de Saúde de Lisboa.

Esta iniciativa, que se realizou pela terceira vez, foi organizada pelo Rotary Club Lisboa Estrela, nomeadamente através do Comandante Medeiros de Sousa, e pela Fundação Professor Fernando Pádua.

Medeiros de Sousa considerou que «este ano o evento correu muito bem. Devido à crescente experiência da organização, tudo correu de forma mais organizada. Por outro lado, as pessoas também já sabem do que se trata e os exames que desejam realizar.»

Esta acção foi apoiada pela Medicina & Saúde®, tendo sido atempadamente divulgada. Por outro lado, foram distribuídos gratuitamente exemplares da revista às pessoas que efectuaram o rastreio.


Rastreio da Insuficiência Venosa

O Dr. Serra Brandão, Director do IRV, explica a importância do rastreio: «o objectivo do rastreio da doença venosa é alertar as pessoas para uma doença que afecta grande parte da população, de modo a poder tratar-se precocemente e evitar complicações mais graves. Para se ter noção da dimensão da doença, cerca de um terço dos portugueses sofre de doença venosa, dos quais dois milhões são mulheres em idade adulta e mais de metade destas não está a receber tratamento», afirma o cirurgião vascular.

«Mesmo sem sinais evidentes (varizes) os sintomas são indicativos da presença da doença e é importante começarem a tomar medidas profiláticas e a serem vigiadas, para que a situação não evolua», acrescenta o Dr. Serra Brandão.



O interesse e afluência das pessoas por esta iniciativa foi elevado. Para além do rastreio à insuficiência venosa, houve rastreios com aconselhamento à população nas seguintes áreas: audiologia, cancro da mama, diabetes, a tensão arterial, o Índice de Massa Corporal (IMC), a visão e o nível de monóxido de carbono nos pulmões dos fumadores.

topo
   
 
MEDIR O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA:

Já alguma vez mediu o seu perímetro abdominal?
    1 Mais que 1 vez
    2 1 vez
    3 Nunca
   
Copyright© JAS Farma®
Produção Aftamina