« voltar
Reumatologia dos HUC desenvolve cursos para Clínicos Gerais

O Serviço de Reumatologia dos Hospitais Universitários de Coimbra (HUC) vai realizar nos próximos dias 26 de Maio e 29 de Junho (em Leiria e Coimbra respectivamente) um curso para Médicos de Medicina Familiar (MMF) dedicado à artrose.

A iniciativa «Um dia com a artrose» conta com o apoio da Pfizer e pretende intensificar a comunicação entre médicos de família e médicos reumatologistas em todo o país.

Esta iniciativa de educação pós-graduada pretende sobretudo sensibilizar os médicos de medicina familiar para a importância da observação do doente reumático, à semelhança do que é feito com a auscultação cardíaca.

Para o Dr. Jorge Silva (na foto), Reumatologista e coordenador do curso, «os médicos especialistas não têm capacidade para acompanhar os inúmeros doentes reumáticos. Deste modo é fundamental habilitar os médicos de família para o seu acompanhamento, decidindo quando devem consultar o especialista. No fundo pretende-se que o médico de família seja a ponte entre o doente reumático e o médico especialista».

Estas duas acções fazem parte de um ciclo de três cursos iniciado no passado dia 17 de Fevereiro, em Aveiro.

A artrose é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, anca, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres, embora a forma de artrose mais comum nas mulheres seja a da mão e nos homens a da anca e do joelho.

Quanto à idade, é pouco comum que a artrose surja antes dos 40 anos, sendo mais frequente após os 60 anos de idade. A partir desta idade a taxa de incidência é de cerca de 40%.



topo
   
 
MEDIR O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA:

Já alguma vez mediu o seu perímetro abdominal?
    1 Mais que 1 vez
    2 1 vez
    3 Nunca
   
Copyright© JAS Farma®
Produção Aftamina