Notícia

IPO do Porto inaugura Clínica de Mama

Com capacidade para tratar mais de mil casos por ano, a Clínica de Mama é uma unidade multidisciplinar pioneira em Portugal uma vez que é especializada no tratamento do cancro da mama desde o diagnóstico precoce até ao tratamento da doença avançada.

A Clínica de Mama é uma unidade do Instituto Português de Oncologia do Porto, que será inaugurada dia 23 de Outubro, pelas 12 horas, na presença do Ministro da Saúde, Correia de Campos.

4.500 casos

Actualmente são tratados no IPO do Porto cerca de 900 doentes com cancro de mama mas com a criação desta unidade multidisciplinar, ter-se-á capacidade para aumentar este número em 30%. Os últimos dados revelam que apareceram 4 500 novos casos de cancro de mama por ano.

Proporcionar o maior bem-estar às doentes com cancro da mama

A clínica é um serviço público que está dotado de todas as condições para a abordagem integral das doentes com cancro da mama, desde o diagnóstico precoce até ao tratamento da doença avançada. Importa referir que o valor total do investimento foi de 1, 5 milhões de euros.

A Clínica de Mama terá uma equipa constituída por profissionais especialmente dedicados a cada um dos aspectos do diagnóstico e tratamento do cancro da mama, enfermeiras especializadas e pessoal com treino no apoio a doentes com cancro da mama. A Unidade terá como valências principais, oncologia cirúrgica, oncologia médica, radioterapia, Imagiologia, Anatomopatologia, Cirurgia Plástica, Genética, Psico-oncologia e Medicina Física e de Reabilitação.

O Instituto Português de Oncologia do Porto decidiu construir a Clínica de Mama porque registou um aumento de doentes com cancro da mama tratados no instituto e a necessidade de considerar o doente oncológico como o centro do qual se deve organizar a actividade assistencial. Importa salientar que a Clínica de Mama tem como principal objectivo proporcionar o maior bem-estar às doentes com cancro da mama, tendo conta as suas necessidades como pessoa e o respeito pela sua dignidade.