Notícia

Congresso Internacional «Planeamento Urbano - Avaliação do Impacte na Saúde»

Organizado em parceria pela Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos e Alto Comissariado da Saúde, o congresso irá realizar-se dia 23 de Outubro de 2007, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde (Parque das Nações - Lisboa).


PROGRAMA:

9:00H – Abertura

- Presidente do Conselho Directivo da Universidade de Coimbra (Carlos Ascenso André)
- Direcção Geral da Saúde (Francisco George)
- Presidente da Comissão de Coordenação de LVT (António Fonseca Ferreira)

Conferência

Agis Tsouros (Organização Mundial de Saúde) - Cidades Saudáveis

Café

10:30H - Cidade Sustentável

Moderação – Luísa Schmidt (ICS, Universidade de Lisboa)

- Walter Rossa (FCUC, Universidade de Coimbra)
Cidade, qualidade de vida e sustentabilidade

- Maria João Alcoforado e Henrique Andrade (FLUC e Universidade de Lisboa)
Clima e saúde: papel do Planeamento Urbano

- José Simões (Universidade de Lisboa)
Equipamentos de saúde e sustentabilidade urbana

Almoço

14:00H – Conferência

Jorge Gaspar (Universidade de Lisboa) - Saúde e Urbanismo
- Impacte do ambiente físico e social na saúde da população da Área Metropolitana de Lisboa.


Moderação: Maria do Céu Machado (Alta Comissária da Saúde)

Paula Santana (Universidade de Coimbra)
– O espaço urbano e as consequências no excesso de peso e obesidade

Helena Nogueira (Universidade de Coimbra)
– O papel da coesão social e capital social na saúde da população

Paula Santana, Helena Nogueira , Rita Santos (Universidade de Coimbra)
– Planeamento urbano sustentável na Amadora

Café

16:30H - Construir comunidades sustentáveis, reforçando o papel da saúde em todas as políticas

Painel

Moderação: Manuel Costa Lobo (Instituto Superior Técnico)

- Arlindo Phillipi (Universidade de S. Paulo, Brasil)
- Javier de Mesones (Universidade Carlos III, Madrid)
- Maria do Rosário Partidário (Instituto Superior Técnico)
- Francisco Ramos (Secretário de Estado da Saúde)
- João Ferrão (Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades)

18:30H - Encerramento

- Maria do Céu Machado (Alta Comissária da Saúde)
- João Ferrão (Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades)
- Francisco Ramos (Secretário de Estado da Saúde da Saúde)



Quem são os oradores:

Agis Tsouros

Médico. Doutor em Saúde Pública pela Universidade de Nottingham. Professor Convidado no Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública no University College London. Foi Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (Grécia) em 2004. Director do Projecto Cidades Saudáveis do Gabinete Regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde.

António Fonseca Ferreira

Engenheiro Civil. Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e na Universidade Atlântica (UATLA). É Presidente da Comissão de Coordenação de Lisboa e Vale do Tejo e Gestor do Programa Operacional Regional.

Arlindo Phillippi

Engenheiro sanitário. Doutor em Saúde Pública pelo MIT, Programa de Estudos Urbanos e Regionais. Professor em Política e Gestão Ambiental, no Departamento de Saúde Ambiental na Universidade de São Paulo, Brasil. É coordenador científico do Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da USP.

Carlos Ascenso André

Professor de Línguas e Literaturas Clássicas. Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É coordenador do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Coimbra .

Francisco George

Médico especialista em Saúde Pública. Professor Auxiliar Convidado de Saúde Pública da Universidade Lusófona. Esteve durante vários anos ligado à OMS. É Director-Geral da Saúde da Direcção Geral da Saúde.

Francisco Ramos

Economista. Docente e Investigador da Escola Nacional de Saúde Pública. É desde Março de 2005 o Secretário de Estado da Saúde do XVII Governo Constitucional.

Helena Nogueira

Geógrafa. Professora Auxiliar da Universidade de Coimbra, integra grupos de trabalho em Geografia da Saúde, Planeamento e Sustentabilidade.

Javier de Mesones

Arquitecto-Urbanista. Professor na Universidade Carlos III e na Fundación CEU-San Pablo (Madrid). Foi Presidente da International Society of City and Regional Planners entre 1990 e 1993. É fundador e Presidente honorário da Asociación Española de Técnicos Urbanistas (AETU).

Jorge Gaspar

Geógrafo Urbanista. Professor Catedrático da Universidade de Lisboa. Fundador da linha de investigação em Planeamento Regional e Urbano do Centro de Estudos Geográficos de Lisboa e do Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU). Coordenador da Equipa de Projecto do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT). Especialista em Geografia Humana e Ordenamento e Desenvolvimento do Território.

José Manuel Simões

Geógrafo Urbanista. Professor Catedrático da Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos Geográficos de Lisboa. Consultor de Planeamento Territorial. É especialista em Geografia Humana , Desenvolvimento Regional e Local, Ordenamento do Território, Urbanismo, Programação de Equipamentos Colectivos, Avaliação de Programas e Projectos Comunitários.

João Ferrão

Geógrafo. Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É, desde Março de 2005, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades do XVII Governo Constitucional.

Luísa Schmidt

Socióloga. Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa nas áreas de Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente. Faz parte da equipa de investigadores do OBSERVA - Observatório Permanente de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública.

Maria João Alcoforado

Geógrafa. Professora Catedrática da Universidade de Lisboa. Foi responsável pelos projectos Estudo Climático para a Cidade de Lisboa e CLIMLIS. Coordena a área de investigação em Geo-Ecologia (Climatologia).

Maria do Céu Machado

Pediatra. Professora Associada de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi Directora do Departamento de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca e Presidente da Comissão Nacional de Saúde da Criança e Adolescente. Actualmente ocupa o cargo de Alta Comissária da Saúde.

Maria do Rosário Partidário

Engenheira do Ambiente. Professora Auxiliar Agregada do Instituto Superior Técnico de Lisboa. Especialista em Avaliação Ambiental e Níveis Estratégicos de Decisão. Das áreas de investigação científica e de apoio à comunidade em que tem participado, destacam-se: Ambiente Urbano, Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Impacte Ambiental; Estratégias e Políticas de Sustentabilidade

Manuel da Costa Lobo

Urbanista. Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico e Investigador do Centro de Estudos Urbanos e Regionais. Presidente da Assembleia-Geral da Associação dos Urbanistas Portugueses e membro honorário da Associación Española de Técnicos Urbanistas. Fundador
da International Society of City and Regionnal Planners.

Paula Santana

Geógrafa. Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Especialista em Geografia da Saúde. Coordena trabalhos de investigação nacionais e internacionais na área da Saúde Pública e Planeamento Urbano Sustentável.

Rita Santos

Economista especializada em Econometria Espacial. É bolseira de investigação no projecto “Planeamento Urbano Saudável. Desenvolvimento e Aplicação de um modelo ao Concelho de Amadora” (Fundação Ciência e Tecnologia).

Walter Rossa

Arquitecto. Professor Associado da Universidade de Coimbra. Tem-se dedicado à investigação nos domínios da urbanística, da cultura do território e do património do universo português.



Para mais informações: www.uc.pt/geoplanosaude