Notícia

Jornadas da SPAVC: No combate ao AVC – a importância do médico de família

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a primeira causa de morte em Portugal, apesar de ser uma doença cardiovascular evitável. Reflectindo esta preocupante realidade, foi consagrado, em Diário da República, o dia 31 de Março como sendo o Dia Nacional do Doente com AVC.

Desta forma, a Câmara Municipal de Odivelas, através da Divisão de Saúde e da Prevenção das Toxicodependências, em parceria com a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), decidiu promover a iniciativa «Jornadas da SPAVC - No Combate ao AVC: a importância do Médico de Família».

O evento irá realizar-se nos próximos dias 24 e 25 de Março, no auditório do complexo educativo do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) em Odivelas.

Esta iniciativa pretende sensibilizar e alertar a comunidade médica para o tratamento adequado de situação de AVC, bem como promover a partilha de experiências, ao nível da problemática do AVC e da farmacologia existente, para além da apresentação e discussão de casos clínicos.

Tendo em conta a preocupante incidência do AVC em Portugal, a JAS Farma®, através da revista Mundo Médico® associa-se às Jornadas da SPAVC, distribuindo gratuitamente exemplares da publicação a todos os participantes do evento.

Dia 24 de Março, pelas 10h30, no auditório do complexo educativo do ISCE, serão divulgados projectos futuros promovidos pela Divisão de Saúde e da Prevenção das Toxicodependências em parceria com a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, na área das doenças cerebrovasculares.


Dia Nacional do Doente com AVC – 31 de Março

A Divisão de Saúde e da Prevenção das Toxicodependências, em parceria com a SPAVC e com o patrocínio do Odivelas Parque, desenvolve ainda uma outra iniciativa no próprio Dia Nacional do Doente com AVC, dia 31 de Março.

A acção, a decorrer entre as 10h30 e as 22h30 no Odivelas Parque, consiste na realização de um rastreio cardiovascular, que englobará a medição da tensão arterial, de glicémia, do colesterol, verificação do Índice de Massa Corporal, electrocardiograma e ecodoppler.

Esta iniciativa, de acesso gratuito, tem o propósito de rastrear e sensibilizar a população para os factores de risco que estão associados às doenças cardiovasculares.

Exemplares da revista Medicina & Saúde® serão distribuídos gratuitamente durante a acção.


SPAVC

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral – SPAVC é uma Associação sem fins lucrativos, que tem como objecto social, prevenir e reduzir a mortalidade, morbilidade e incapacidade devido ao AVC, promover o estudo, investigação e educação sobre esta doença, mediante a criação de planos de acção e de apoio, identificando os níveis de intervenção mais efectivos, contribuindo assim para a melhoria da saúde em Portugal.

A SPAVC foi criada em 08 de Março de 2005, constituída por escritura pública, por iniciativa de um conjunto de membros do Grupo de Estudo das Doenças Cerebrovasculares (GEDCV) da Sociedade Portuguesa de Neurologia.