O hospitalcuf porto vai promover, entre Janeiro e Junho, os “Encontros de ORL”, onde serão abordados diversos temas da especialidade. O primeiro encontro realiza-se no dia 22 de Janeiro, pelas 9h30, no hospital, e o tema em discussão será a surdez infantil. Dirigidas a pediatras, médicos de medicina geral e familiar, clínicos gerais e a todos os profissionais interessados, estas reuniões terão uma periodicidade mensal e realizam-se aos sábados de manhã (das 09h30 às 12h).
O Serviço de Otorrinolaringologia do hospitalcuf porto, que organiza estes encontros, é coordenado pelo médico Victor Correia da Silva.
Surdez: importância do diagnóstico e reabilitação precoces
A surdez é uma das anomalias congénitas mais frequentes, estando presente em 2 a 4 de cada 1000 recém-nascidos, com diferentes graus de severidade (de ligeira a profunda ou total). Estima-se que metade dos casos de surdez em bebés seja determinada por alterações genéticas, habitualmente recessivas, transmitidas pelos pais. Nos outros bebés, pode estar associada a infecções adquiridas no útero, asfixia ao nascer, prematuridade e baixo peso, meningite, certos medicamentos e situações de internamento prolongado à nascença.
O diagnóstico e a reabilitação precoces podem proporcionar à grande maioria dos casos uma audição e linguagem quase perfeitas.
PALESTRAS:
22 | JAN.
Surdez Infantil
Palestrante: Victor Correia da Silva
19 | FEV.
Disfonia: da lesão benigna à maligna
Palestrantes: Eugénia Castro e Eurico Monteiro
19 | MAR.
Infecções em ORL
Palestrante: Carla Pinto Moura
16 | ABR.
Situações urgentes em ORL
Palestrante: Carla Cardoso
21 | MAI.
Doenças da glândula tiroideia e nódulos cervicais
Palestrante: Eurico Monteiro
18 | JUN.
Alergia respiratória e obstrução nasal
Palestrantes: Rui Pratas e Lídia Guimarães
9 | JUL.
Perturbações do equilibrío
Palestrante: Rosa Castillo
Inscrição:
A participação nos “Encontros de ORL” é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. As inscrições podem ser efectuadas através do e-mail:
[email protected].