Notícia

Plataforma tecnológica para controlo de Reacções Adversas Medicamentosas

A Advantis Solutions, empresa que fornece serviços e produtos tecnologicamente avançados, acaba de anunciar que celebrou com a Neo-Farmacêutica um contrato para o fornecimento do sistema de Farmacovigilância para controlo de Reacções Adversas Medicamentosas.

Através deste sistema, é formalizado o envio electrónico da informação relativa a reacções adversas, entre as entidades intervenientes do sector: laboratórios, entidades reguladoras, centros de saúde e outros profissionais de saúde.

João Vila-Luz, CEO da Advantis Solutions explica o funcionamento do sistema: «Com esta ferramenta, a informação fluí mais rápida e livremente, permitindo assim melhorar de forma significativa a actuação perante um caso epidemológico grave ou muito grave. A utilização dos códigos MedDRA para sintomatologias e reacções, associados às novas formas de comunicação, permite uma universalização de conceitos. A nosso ver, este é um factor facilitador para a sensibilização de toda a comunidade».

Filipe Moura Rodrigues da Neo-Farmacêutica considera que: «Todos os medicamentos para serem comercializados têm de garantir a sua qualidade, segurança e eficácia e esta nova aplicação vem permitir uma melhor gestão da segurança dos medicamentos que comercializamos. A partir do momento em que é possível simplificar e automatizar certos procedimentos exigidos por lei, conseguimos também reagir mais rapidamente. É de realçar que se trata de uma plataforma tecnológica que permite a utilização de utilizadores sem grandes conhecimentos tecnológicos, o que é bastante positivo».