Notícia

Rastreios gratuitos às doenças da coluna/10 anos da Fundação do Gil

A Fundação do Gil e o Life Beat – Centro de Diagnóstico Avançado promovem uma campanha de rastreios gratuitos às doenças da coluna, no próximo dia 17 de Dezembro, entre as 9 horas e as 16 horas, em Lisboa, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Fundação do Gil.

Esta iniciativa tem como objectivos detectar precocemente as perturbações músculo-esqueléticas vertebrais de pessoas com mais de 65 anos ou que exerçam uma profissão que exija esforço intenso, e ao mesmo tempo, angariar fundos que ajudem a Fundação do Gil a comprar uma unidade móvel de apoio ao domicílio.

Durante todo o dia, uma equipa de dois neurocirurgiões, um ortopedista e um fisiatra esperam rastrear aproximadamente 100 pessoas. As marcações para os rastreios gratuitos podem ser efectuadas através do número 211 922 040. Os exames serão realizados nas instalações do Life Beat, em Lisboa, na Rua Mouzinho da Silveira, 27.

As doenças da coluna vertebral são a causa mais frequente de absentismo ao trabalho, em valor praticamente igual ao das constipações e gripes, provocando, no entanto, períodos de baixa significativamente mais longos, e são também o motivo mais frequente de idas ao médico e de reformas por invalidez.

A Fundação do Gil tem como objectivos contribuir para o bem-estar, valorização pessoal e plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras. As Unidades Moveis de Apoio ao Domicilio (UMAD) libertaram já centenas de crianças da zona da Grande Lisboa, com doenças crónicas, dos hospitais devolvendo-as às suas famílias.