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«Campanha Natal Azul» mostra que os diabéticos podem saborear o Natal com o mesmo prazer
2009-12-11,
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Dia 16 de Dezembro é dia de «Bolo Azul». A «Campanha Natal Azul», desenvolvida pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) com o apoio da Lilly Portugal, pretende através da distribuição de 2000 bolos, sensibilizar e educar a população no âmbito da diabetes, demonstrando que os diabéticos também podem apreciar um saboroso bolo de Natal.
Entre as 8h30 e as 12h00, no Largo do Chiado, junto à estação de metro, a «Campanha Natal Azul» vai distribuir 2.000 bolos, numa receita adaptada ao nível das dosagens e dos ingredientes de modo a poder ser ingerida por diabéticos.
O Presidente da APDP, Dr. Luis Gardete Correia deixa uma sugestão: «Os diabéticos devem planear a ingestão de uma fatia de bolo para o final duma refeição rica em legumes e equilibrada com uma ingestão menor dos alimentos que compõem essa refeição». E acrescenta, «a composição nutricional do «Bolo Azul» foi desenvolvida por uma nutricionista da APDP. Claro que a quantidade ingerida em cada momento deverá ser ajustada à situação de cada diabético».
«Unidos pela Diabetes»
Apelidados de «Bolo Azul», em alusão ao Círculo Azul, o símbolo internacional da campanha “Unidos pela Diabetes”, serão distribuídos juntamente com um folheto onde será possível consultar a receita e a composição nutricional. Do folheto consta ainda informação sobre a doença, bem como um apelo à necessidade de uma correcta e atenta leitura dos rótulos.
A diabetes é uma doença crónica que atinge cerca de 900 mil pessoas em Portugal, estimando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a OMS, a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, e a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida. A diabetes tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e/ou cegueira.
A Campanha UNite for Diabetes surgiu como um apelo por parte da IDF para responder à pandemia da diabetes em todo o mundo. Esta campanha juntou pessoas com diabetes e seus familiares, associações de diabéticos e instituições de vários países para que os governos prestassem atenção à dimensão do problema e adoptassem medidas para inverter a tendência actual. Juntos apelaram ainda para uma Resolução das Nações Unidas sobre a diabetes, como forma de focar a atenção de todo o mundo para a necessidade de travar o crescimento desta epidemia através de acções urgentes.