Notícia

Curso teórico-prático sobre Administração de Injectáveis

A Cofanor vai promover vários Cursos teórico-práticos sobre Administração de Injectáveis para farmacêuticos. As formações têm a duração de 4 horas e realizam-se nos dias 11, 12, 15 e 19 de Setembro, nas instalações da Cofanor, no Porto, e nos dias 10 e 26 de Setembro, no Hotel Tryp, em Coimbra.

Depois da entrada em vigor, em 2007, de uma legislação que permite aos farmacêuticos a administração de injectáveis nas farmácias, a Cofanor desenvolveu um curso que visa preparar e habilitar farmacêuticos à administração segura e eficaz destes fármacos. O ano passado formou mais de 1.000 farmacêuticos na administração de injectáveis.


Objectivos

Adquirir competências na administração subcutânea e intramuscular de injectáveis, compreender os princípios subjacentes à utilização de vacinas, conhecer o Programa Nacional de Vacinação (PNV) e saber que vacinas não estão incluídas no PNV e quais as suas vias de administração são os objectivos do curso. A ministrar a formação estarão Carlos Nelson Lopes e Eurico Silva, licenciados em Medicina e em Ciências Farmacêuticas.

Este curso será ainda realizado noutras zonas do país, tal como aconteceu em 2008.


Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida

Para complementar o Curso sobre Administração de Injectáveis, a Cofanor realizará também, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, o Curso Europeu de Primeiros Socorros e o Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, destinados a farmacêuticos ou outros profissionais com conhecimentos em técnicas de socorro.

No final do Curso Europeu de Primeiros Socorros, o formando será capaz de executar os primeiros socorros em Hemorragias, em Lesões na cabeça, pescoço, ossos e articulações, em Acidentes Vasculares Cerebrais, em Intoxicações, entre outros, bem como prevenir Doenças Vasculares. A Cofanor irá realizar dois cursos, de 12 horas, nos dias 21, 23 e 25 de Setembro, um das 14h às 18h e o outro das 19h às 23h, nas instalações da empresa, no Porto.

Com uma duração de 6 horas, o Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa pretende habilitar os formandos a executar Manobras de Suporte Básico de Vida no adulto, lactente e criança, bem como a utilizar equipamento de Desfibrilhação Automática Externa.

Os cursos realizam-se nas instalações da Cofanor:
- no Porto, nos dias 11, 15 e 17 de Setembro, das 14h às 20h
- em Coimbra, decorrem nos dias 14 e 16 de Setembro, entre as 19h e as 22h, e nos dias 14 e 18 de Setembro, entre as 14 e as 20h.





Para mais informações e inscrições:
Departamento de Formação da Cofanor
E-mail: [email protected]
Tel: 22 615 95 17