Notícia
Primeiro laboratório internacional distinguido pelo Presidente da República Portuguesa
2006-02-17,
Permalink | |
Imprimir
Alexander Triebnigg, Presidente do Grupo Novartis em Portugal, recebeu do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a condecoração da Ordem de Mérito Comercial com o grau de Comendador.
O motivo desta distinção deve-se ao empenhamento pessoal de Triebnigg na ajuda ao Estado Português, através da procura de soluções inovadoras para o Serviço Nacional de Saúde, na influência para a criação da Sandoz Portugal e, dessa forma, lançar medicamentos genéricos de elevada qualidade.
Jorge Sampaio destacou o facto de a Novartis investir em Portugal em época de crise económica, promovendo a criação de novas oportunidades de emprego, para além de assegurar o fornecimento de medicamentos inovadores a par de genéricos de elevada qualidade que ajudam os doentes a aceder a terapêuticas mais baratas.
Para o Presidente da Novartis esta condecoração significa «o reconhecimento da excelência da actuação dos médicos portugueses no seu empenho pela melhoria da saúde, na procura de respostas para solucionar problemas dos seus doentes nomeadamente na área das doenças cardiovasculares com Diovan e Co-Diovan, ou na área oncológica com Glivec, ou prevenir uma forma de cegueira com Visudyne».
Triebnigg considera igualmente que «esta condecoração significa ainda que se está a homenagear os nossos Delegados de Informação Médica e as nossas equipas de Marketing pelo excelente trabalho desenvolvido diariamente juntos dos médicos nos centros de saúde e hospitais.»
Com a Missão de investigar, desenvolver e comercializar produtos inovadores para curar doenças, aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida, a Novartis tem apostado nas mais diversas áreas de investigação como cardiologia, oncologia, neurologia, doenças respiratórias e oftalmologia. Por dois anos consecutivos esta empresa ganhou o Prix Galien Portugal, com os medicamentos Visudyne – para a Degenerescência Macular Relacionada com a Idade – e com o Glivec – para a Leucemia Mielóide Crónica e Tumores malignos do estroma gastrointestinal.
A Novartis tem actualmente a decorrer em Portugal 22 ensaios clínicos em 9 áreas terapêuticas. Na área cardiovascular em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Associação Portuguesa de Clínicos Gerais e Ministério da Saúde, vai implementar o Estudo VALSIM, o primeiro estudo epidemiológico sobre Síndrome Metabólica realizado em Portugal.
Política de Cidadania Empresarial
O Grupo Novartis integra o programa «Global Compact», promovido pelo Secretário Geral das Nações Unidas, que visa a responsabilização das empresas como parte da solução para o desafio da globalização da economia, assumindo os princípios que visam o cumprimento dos direitos humanos, do acesso ao emprego e da protecção e preservação ambiental.