Notícia

ADEXO inaugura novas instalações e faz ponto de situação sobre o Programa Nacional de Combate à Obesidade

A ADEXO – Associação dos Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal apresentou ontem, durante o decorrer de uma Conferência de Imprensa que teve lugar nas suas novas instalações em Lisboa, o ponto de situação relativamente ao Programa Nacional de Combate à Obesidade.

Aprovado pelo Ministério da Saúde desde 2005, este Programa encontra-se actualmente em regulamentação junto da Direcção Geral de Saúde (DGS), sob a coordenação do Prof. Galvão-Teles da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

Esta iniciativa traça as linhas gerais que devem reger o tratamento da Obesidade no nosso país, sendo o mesmo composto por 23 pontos, que terão de ser regulamentados para que estejam em funcionamento no final de 2006.

Carlos Oliveira, porta-voz da ADEXO, referiu que «encontram-se em funcionamento neste momento 4 grupos de trabalho, coordenados respectivamente por:
- Profª Isabel do Carmo (1º Grupo - Área da Formação e Prevenção),
- Prof. David Fonseca (2º Grupo - Elaboração das Normas que vão definir o tratamento da Obesidade por via cirúrgica),
- Prof. Luís Pisco (3ª Grupo - Prevenção primária da Obesidade),
- Profª Manuela Carvalheiro (4º Grupo - Comparticipação das diferentes formas de tratamento da Obesidade)».

Este responsável salientou ainda que a ADEXO integra a comissão de coordenação e 3 dos 4 grupos de trabalho (excepto o 1º Grupo referido anteriormente). A Associação está a colaborar com a DGS e com as restantes entidades que compõem os grupos de trabalho, de forma a que o prazo limite de 31 de Dezembro de 2006 seja cumprido e para que as partes do Programa que estejam concluídas tenham condições de entrar em produção antes da referida data.

No que diz respeito à comparticipação e regulamentação da forma de tratamento por via de alteração comportamental e química, Carlos Oliveira considera que o Estado deve levar a cabo urgentemente esta medida. Na sua opinião, é um importante contributo para o número de doentes com obesidade mórbida deixarem de aumentar e, consequentemente, o mesmo acontecer com as listas de espera para a cirurgia e o consumo de medicamentos comparticipados para tratar doenças que se encontram associadas à obesidade, como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

As novas instalações da ADEXO

Esta Associação - cujo objectivo é o de defender e representar os doentes obesos e ex-obesos - exerceu a sua actividade durante os últimos dois anos a partir de um espaço gentilmente cedido pela SPEO – Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

Dada a sua evolução e o crescimento do seu número de sócios – a ADEXO conta actualmente com cerca de 600 associados – tornou-se necessário criar um espaço independente, indo ao encontro da sua crescente intervenção junto da sociedade.

Para tal, foi estabelecido um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa de cedência de espaço, permitindo à ADEXO ter as suas novas instalações na Rua Alberto de Sousa, Loja 2, Zona B ao Rego, no extremo oposto à Rua do Hotel Metropolitan. A Associação encontra-se aí a funcionar desde o passado dia 1 de Janeiro, com uma linha de atendimento ao público (217820565) e mantendo o mesmo site (www.adexo.pt).