Notícia

Apresentação do livro «Tumores do Rim»

O Grupo Português Génito-Urinário vai apresentar, dia 24 de Outubro de 2008, sexta-feira, o livro «Tumores do Rim». Editado pelo urologista Fernando Calais da Silva, o livro aborda todos os aspectos da doença: do diagnóstico às mais recentes opções terapêuticas.

A apresentação de «Tumores do Rim» realiza-se no Hotel Westin Campo Real Golf & Resort, no Turcifal (Torres Vedras), e terá lugar no âmbito da I Reunião do Suten®, da Pfizer Oncologia.


Investir no diagnóstico precoce

Os tumores renais representam 3% de todos os tumores malignos do adulto. Cerca de 90% são carcinomas de células renais responsáveis por 2% das mortes por cancro.

Apesar do prognóstico dos doentes diagnosticados com carcinoma de células renais ter vindo a melhorar e de Portugal apresentar um dos números mais baixos de novos casos de tumores do rim da Europa, a taxa de mortalidade não tem diminuído, “facto que nos leva a crer que é necessário investir mais no diagnóstico precoce, que deve ser efectuado em todos os check-ups, e, sempre que haja queixas do foro urológico, deve realizar-se uma ecografia renal para despiste”, alerta Calais da Silva.


Multidisciplinaridade terapêutica

Hoje em dia, o avanço da cirurgia através de técnicas laparoscópicas tem permitido o tratamento cirúrgico em condições óptimas e com resultados idênticos aos da cirurgia aberta, em termos de sobrevivência. Também o advento dos novos fármacos tem permitido o tratamento da doença avançada, aumentando a sobrevivência dos doentes e melhorando a sua qualidade de vida.

Só a interacção entre todos os especialistas envolvidos – médicos de família, urologistas, anatomopatologistas, oncologistas e imunologistas – permitirá o desenvolvimento de novas formas de abordagem com grande benefício para o doente.