Notícia

Apresentação de objectos inovadores que facilitam o dia-a-dia dos doentes com artrite reumatóide


Clique para aumentar/diminuir
Em antecipação ao Dia Mundial do Doente Reumático, a Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), o Centro Português de Design (CPD) e a Roche dão a conhecer os 5 projectos inovadores que foram seleccionados pelo júri do concurso “Liberdade de Movimentos”.

Esta iniciativa pioneira visa premiar os estudantes portugueses que desenvolvam objectos que facilitem o dia-a-dia dos doentes com artrite reumatóide. A apresentação das peças terá lugar no primeiro Hotel de design de Lisboa, o Fontana Park Hotel, dia 7 de Outubro de 2008, terça-feira, pelas 11 horas.

Estão confirmadas as presenças dos seguintes membros do júri: Arsisete Saraiva, Presidente da ANDAR, Beatriz Vidal, Vice Presidente do Centro Português de Design e Miguel Sanches, Director Médico da Roche.

Para além dos membros do júri, estarão presentes neste evento os estudantes que conceberam as peças seleccionadas, bem como alguns doentes que terão a oportunidade de conhecer em primeira-mão os objectos desenvolvidos pelos alunos.

“Imagine não conseguir estender uma peça de roupa, pegar num garfo, abrir uma garrafa de água ou não ser capaz de transportar os sacos das compras. Estas situações são muito comuns entre os doentes com artrite reumatóide mas existem objectos que as podem tornar menos dolorosas”, comenta Arsisete Saraiva, presidente da ANDAR, que lembra ainda que “a artrite reumatóide é uma doença que já afecta 40 mil pessoas no nosso país”.

Os finalistas do concurso habilitam-se agora a uma Bolsa que pode ascender aos 4 mil euros. A partir do dia 7 de Outubro os projectos estarão em votação online em www.liberdadedemovimentos.com