Dia 13 de Março de 2008, quinta-feira, pelas 12h00, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia comemora o Dia Mundial do Rim com uma visita à Escola Básica Integrada 1, 2, 3 IJ Vasco da Gama, no Parque das Nações.
No local estará presente uma exposição de fotos e de redacções sobre o rim, da autoria dos alunos de duas turmas do 1º ciclo. Os trabalhos foram realizados na sequência de aulas ministradas por nefrologistas da SPN durante o mês de Fevereiro.
Actores e desportistas
Vários actores e desportistas associaram-se ao evento, aceitando o convite da SPN para estar presente nesta acção. O principal propósito é o de dar a conhecer aos mais novos que uma boa alimentação e a prática regular de exercício físico pode ajudar muito a manter os rins saudáveis evitando que, mais tarde, possam sofrer de doença renal crónica.
Assim, por volta do meio-dia, além da participação do presidente da SPN, José Vinhas, associam-se à visita à Escola Básica Integrada Vasco da Gama as seguintes personalidades:
Marta Fernandes, protagonista da série Chiquitas, da SIC
Daúto Faquirá, treinador do Clube de Futebol Estrela da Amadora
Nélson, guarda-redes do Clube de Futebol Estrela da Amadora
José Gregório, campeão nacional de surf
Ruben González. ex-campeão nacional de surf
Joana Rocha, surfista profissional
Elevada taxa de mortalidade
Estima-se que em Portugal 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A ausência de sintomas nos primeiros estádios da doença faz com que grande parte da população desvalorize, ignore ou até adie os cuidados a ter com a saúde dos seus rins. Todos os anos surgem 2.200 novos casos de doentes em falência renal a necessitar de diálise.
A insuficiência renal crónica é uma patologia progressiva com uma elevada taxa de mortalidade, que ameaça tornar-se um grave problema de saúde pública no futuro, com graves implicações para o Serviço Nacional de Saúde.
«Carta ao Cidadão desprevenido
A propósito do Dia Mundial do Rim em 2008, o website da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, publica uma «Carta ao Cidadão desprevenido» do professor Rui Alves, do Serviço de Nefrologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Entre outras informações interessantes e úteis, ficam os seguintes conselhos, «que não são novos, mas que continuarão a ser sempre essenciais:»
1 - Procure, dentro do possível, seguir um estilo de vida saudável, faça exercício físico moderado e regularmente, não engorde (não exagere nas gorduras, no açúcar, na carne e no sal), não fume, e meça regularmente a sua tensão arterial.
2 – Consulte o seu médico se apresenta a tensão arterial elevada, ou aparece com frequência com as pernas inchadas ou a face.
3 – Mesmo sentindo-se bem consulte o seu médico anualmente, para que com dois simples testes de sangue e urina, fique a saber se existe alguma anomalia. Porque é possível tratar-se!