Notícia
Rastreios cardiovasculares em Oeiras
2008-03-07,
Permalink | |
Imprimir
Coração causa morte a mais de 4 mil portuguesas por ano
Amanhã, dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, promove rastreios cardiovasculares no Paredão da Praia de Santo Amaro, em Oeiras, entre as 10h00 e as 13h00.
Os rastreios vão ser realizados por equipas constituídas por enfermeiras e nutricionistas, que vão fazer as avaliações técnicas e respectivo aconselhamento. Através desta iniciativa será possível conhecer o nível de colesterol total no sangue, a pressão arterial, o índice de massa corporal (peso e a altura) e ainda o perímetro abdominal.
Esta acção tem por objectivo consciencializar para a prevenção das doenças cardiovasculares, que representam a principal causa de doenças e morte da população portuguesa. As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 20 mil mortes por ano, devido essencialmente ao acidente vascular cerebral e à cardiopatia isquémica.
Surpreendentemente morrem mais de 4 mil mulheres que homens por ano, em Portugal, devido a doenças cardiovasculares, o que representa a principal causa de morte no sexo feminino. Os números indicam que todos os anos, morrem nove vezes mais mulheres por doença cardiovascular que por cancro da mama.