Notícia

J.P Simões e Rodrigo Leão contra o estigma das doenças mentais

J.P Simões e Rodrigo Leão são os músicos responsáveis pela segunda música do movimento “UPA – Unidos para Ajudar”, um projecto promovido pela ENCONTRAR+SE (Associação de Apoio às Pessoas com Perturbação Mental Grave) e que pretende alertar a população para as doenças mentais através do apoio de músicos nacionais.

Sob o tema “Negar/Assumir”, a música “Ele é que não”, já disponível no site da ENCONTRAR+SE, pretende fazer face a uma tendência comum das pessoas de negar a existência das doenças mentais, pensando que só acontece aos outros.

Lançado em Janeiro de 2008, o movimento UPA aposta num projecto de associação à música portuguesa, através da parceria com personalidades marcantes do panorama musical português. Assim, todos os meses, dois artistas irão colaborar na gravação de uma canção alusiva aos temas propostos pela ENCONTRAR+SE.


Levanta-te contra

De acordo com Filipa Palha, Coordenadora do Projecto Encontrar-se: «O UPA procura, de forma responsável e alegre, levar as pessoas a dar o pequeno passo que fará toda a diferença no entendimento e aceitação das doenças mentais. Este “levanta-te contra” é tanto dirigido às pessoas que não aceitam, adiam, negam e vivem em sofrimento por causa de uma doença mental, como para qualquer um de nós que ainda lida mal com esta realidade».


Negar a doença

Negar ou esconder a experiência da doença mental é um obstáculo ao seu tratamento e pode ter consequências graves. Como acontece com qualquer outra doença, situações facilmente ultrapassáveis podem complicar-se. Muitas vezes, considerando o estigma associado às doenças mentais, também é comum que familiares e amigos não aceitem e neguem que a/o seu familiar e/ou amiga(o) tem uma doença mental.

As doenças mentais afectam 1 em cada 4 adultos da UE. Na verdade, ninguém está livre de ser afectado directa ou indirectamente pela doença mental. É preciso assumir a existência destas doenças como um tipo de patologia comum ao ser humano.


Um mês de UPA

Fazendo o balanço do primeiro mês do movimento UPA, o site da ENCONTRAR+SE foi visitado 12 944 vezes durante o mês de Janeiro e foram feitos 151 donativos para o download da primeira música do UPA – “Pertencer”, da autoria dos Xutos e Pontapés e OIOAI.

Foi ainda muito significativo o número de contactos registados não só para pedir ajuda por ligação directa ou indirecta à doença mental, como também para partilhar experiências, oferecer apoio e colaboração, e procurar apoio para trabalhos vindo de estudantes.



«Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais» é o apelo do website da UPA (Unidos Para Ajudar)


Sobre a Encontrar+se

A “ENCONTRAR+SE” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, sem fins lucrativos. Surge da necessidade de desenvolver soluções para as dificuldades encontradas no desenvolvimento, implementação, avaliação e investigação de respostas adequadas às exigências próprias da reabilitação psicossocial da pessoa com doença mental grave. “A estigmatização dos doentes mentais continua a ser uma realidade. As pessoas doentes ou diminuídas mentais confrontam-se com medos e preconceitos que aumentam o seu sofrimento pessoal e agravam a sua exclusão social” (Livro Verde sobre a saúde mental, 2006).


Website da Encontrar+se: www.encontrarse.pt