O grupo de estudo de ecocardiografia da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos organiza, dia 23 de Fevereiro de 2008, no Hotel VIP Arts, em Lisboa, um simpósio subordinado ao tema "Avanços da ecocardiografia aplicada aos cuidados intensivos e emergência".
O evento visa abordar um dos temas emergentes mais actuais na área dos cuidados intensivos e emergência - a aplicação pratica da ecocardiografia em diversos meios. Os principais destinatários são Médicos Internos e especialistas com interesse na ecocardiografia e temas seleccionados, técnicos de cardiopneumologia com interesse nos temas seleccionados.
O Simpósio conta com os seguintes Patrocínios Científicos:
- Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos
- Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
- Sociedade Portuguesa de Cardiologia
- Associação Portuguesa dos Técnicos de Cardiopneumologia
Paulo Marcelino, Especialista em Medicina Interna, sub-especialista em Medicina Intensiva e dinamizador desta iniciativa, faz o seguinte enquadramento desta iniciativa:
«
Em emergência médica o interesse da ecocardiografia é substancial. Para além de poder avaliar do ponto de vista funcional os estados de hipotensão ou choque, pode ser um instrumento muito útil na avaliação do doente com hipoxémia ou dispneia, para além de despistar patologia cardíaca relevante e insuspeita. No contexto da reanimação cardio-respiratória a ecocardiografia pode ajudar a estabelecer diagnósticos específicos ou reconhecer a dissociação electromecânica.
A ecografia torácica é outro domínio em expansão, pelo que a sua divulgação e prática é aconselhável em qualquer contexto como extensão do exame ecocardiográfico.
Sentimos ainda a necessidade dos (ainda) poucos centros que praticam ecocardiografia em Portugal de se juntar para partilhar experiências e divulgar o seu próprio “estado da arte”, uma vez que não existe uma utilização uniformizada da ecocardiografia neste ambiente.
A miniaturização e portabilidade dos equipamentos representa um dos maiores avanços, permitindo levar equipamentos e executar exames onde antes era impensável.
Em Portugal existe um conjunto apreciável de médicos Internistas que praticam a ecocardiografia há muitos anos. A avaliação do doente na enfermaria de Medicina pode encontrar na ecocardiografia um precioso auxiliar. Esta posição fundamenta-se em 2 factores: no tipo de patologias dos doentes internados, na sua maioria do foro cardiovascular, ou com envolvimento cardiovascular secundário, e na nem sempre atempada resposta dos laboratórios aos pedidos efectuados. É indiscutível o papel que a técnica tem na avaliação da insuficiência cardíaca, na detecção do cor pulmonale nos doentes respiratórios ou na avaliação do doente com patologia vascular cerebral. Os exames ecocardiográficos nestas circunstâncias apresentam não só informação diagnóstica, bem como implicações terapêuticas.
Os Internistas que estarão presentes no Simpósio dão um excelente exemplo da utilização da técnica neste contexto.
Por fim uma palavra para os colegas Cardiologistas. O seu envolvimento nestas questões será imprescindível por 2 motivos:
a) o aspecto formativo de não cardiologistas terá de passar obrigatoriamente pelos laboratórios idóneos de ecocardiografia; será impensável fazer formação sem esta importante passagem pelos locais de excelência;
b) o controlo de qualidade terá de estar ligado a estes mesmos laboratórios; mesmo no período pós formativo, será sempre necessária a consultadoria por Cardiologistas experientes, pelo que a ligação a centro de excelência com idoneidade formativa é altamente desejável.
Pelos motivos expostos, estamos convictos da boa aceitação pela classe médica desta iniciativa, para promover um futuro à ecocardiografia, executada ou não por cardiologistas.»
PROGRAMA:
23 de Fevereiro de 2008
9h00 Abertura
9h15 - 9h45
A Ecocardiografia e os Cuidados Intensivos. As novas Guidelines de suporte hemodinâmico da Sociedade Europeia de Cuidados
Palestrante: Paulo Marcelino
9h45 - 10h45
A Ecocardiografia na urgência/emergência
Palestrantes:
-
A. Martins Batista (Lisboa) -
Porque é que eu quero um ecocardiógrafo no serviço de urgência.
-
Miguel Tavares (Porto) -
A ecocardiografia em ambiente pré hospitalar.
Moderador: Nelson Pereira (INEM).
Cofee-break
11h15 - 12h30
A Ecocardiografia na avaliação do doente crítico Apresentação de exames ecocardiográficos em Cuidados Intensivos.
-
Susan Marum (Lisboa)
-
Ana Paula Fernandes (Lsboa)
-
Paulo Marcelino (Lisboa)
Painel de comentadores:
-
Professor Mário Lopes (Lisboa)
-
Hugo Corte Real (Lisboa)
Almoço
A ECOCARDIOGRAFIA E A MEDICINA INTERNA
14h00 - 14h45
O papel do laboratório de ecocardiografia na doença vascular cerebral
-
José Correia (Évora)
Moderador: Nuno Germano (Setúbal)
15h00 - 15h45
O laboratório de ecocardiografia num serviço de Medicina
-
Isabel Marcão (Lisboa)
Moderador: Ana Paula Fernandes (Lisboa)
Cofee-break
16h15 - 17h00
A ecocardiogafia como exame de cabeceira numa enfermaria de Medicina
-
Maria José Metrass (Lisboa)
-
Nuno Fernandes (Barreiro)
-
Joaquim Rodrigues (Barreiro)
Moderador: Susan Marum (Lisboa)
17h15 - 18h00
O ensino da ecocardiografia
Palestrantes:
-
Nuno Cardim (Lisboa)
-
João Pina (Leiria)
Encerramento
19h30 -
Jantar de encerramento
Para mais informações pode contactar o Secretariado:
Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos,
Rua Rodrigo da Fonseca 204, 1º esq.
1070-245 Lisboa
Telefone/Fax: 213866257
E-mail:
[email protected]