Notícia
Doenças psiquiátricas e suicídio em discussão no Congresso Nacional de Psiquiatria
2007-11-09,
Permalink | |
Imprimir
Entre 13 e 16 de Novembro a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental realiza a 3ª edição do Congresso Nacional de Psiquiatria. Durante quatro dias, médicos psiquiatras trazem a discussão temas como a ansiedade, a depressão, a doença bipolar, a esquizofrenia e a qualidade de vida destes doentes.
Doenças psiquiátricas e suicídio
A ligação entre as doenças psiquiátricas e o suicídio será o tema de grande destaque este ano. O papel dos antidepressivos na prevenção do suicídio; o risco de suicídio na doença bipolar e ainda os comportamentos suicidários na adolescência são três dos pilares de investigação a ser debatidos nesta 3ª edição do Congresso Nacional de Psiquiatria.
Maria Luísa Figueira, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e Directora do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, refere que “as principais causas de incapacidade e absentismo laboral são as doenças psiquiátricas. Este é um problema que afecta anualmente cerca de um milhão de portugueses, destacando-se entre as doenças mais comuns as perturbações de ansiedade e a depressão.”
“O 3º Congresso Nacional de Psiquiatria e Saúde Mental procura trazer à luz problemáticas que afectam os doentes portugueses e encontrar formas de ajudar à sua reabilitação”, diz ainda Maria Luísa Figueira.
Programa diversificado
Do programa destaca-se a apresentação dos resultados preliminares de um estudo efectuado em doentes com depressão grave. No último dia (16 de Novembro) serão debatidos vários aspectos do Plano Nacional de Saúde Mental e, neste âmbito, apresentados três estudos: “Estudo sobre a avaliação da qualidade dos serviços de saúde mental; Estudo sobre o acesso aos serviços de urgência e Estudo sobre a integração dos serviços de psiquiatria nos hospitais gerais.
Para além dos palestrantes nacionais estarão presentes figuras de renome internacional: o Prof. Joseph Zohar de Israel, o Prof. Hagop Akiskal e o Prof. Maurice Tohem dos EUA, o Prof. Dris Moussaid de Marrocos, o Prof. Wolfgang Fleishacker da Áustria e o Presidente da Sociedade Espanhola de Psiquiatria, Prof. Julio Vallejo.
Podem inscrever-se neste Congresso todos os técnicos de saúde mental: psiquiatras ou médicos de outras especialidades e clínicos gerais, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, internos de psiquiatria e estudantes de Medicina ou de outras licenciaturas nas áreas da saúde. Para o efeito pode ser consultado o website: www.cnpsiquiatria2007.com.
Este Congresso será ainda palco de homenagem a grande figura da psiquiatria portuguesa do séc. XX, Prof. Henrique Barahona Fernandes, pela ocasião do centenário do seu nascimento (1907-1992). Esta homenagem será feita na sessão de abertura e contará com um filme sobre a sua vida, realizado pelo cineasta José Barahona.
“Tradição do saber psiquiátrico face à contribuição das neurociências”
A 3ª edição do Congresso Nacional de Psiquiatria é dedicada à “Tradição do saber psiquiátrico face à contribuição das neurociências”. Pretende-se confrontar os métodos da psiquiatria tradicional com o avanço das técnicas e disciplinas científicas que investigam a biologia e o funcionamento do cérebro.
O Congresso Nacional de Psiquiatria visa ser a realização anual mais importante no âmbito da Psiquiatria, possibilitando que os grandes temas da Psiquiatria sejam apresentados e discutidos de forma integrada pondo em confronto todos os saberes. Pretende ainda ser local de actualização de conhecimentos, comunicar os resultados de investigações e debater os temas controversos ou de interesse para a psiquiatria e saúde mental.
O congresso tem o patrocínio da Associação Mundial de Psiquiatria, que será representada pelo Professor Levanta Kuey de Istambul.
Para consultar o programa completo do III Congresso Nacional de Psiquiatria AQUI.