Número 31
[número anterior] [índice] [número seguinte]

MEDICINA & SAÚDE Nº 31
 Maio de 2000

Sumário

FÓRUM
8

Automedicação «É preciso tomar medidas que protejam o doente de uma má utilização dos medicamentos, mas é também vital investir na promoção de uma automedicação responsável», alerta o Dr. Miguel Cachadinha.

10

Governo age de má fé A Enf.ª Guadalupe Simões deixa um aviso: «Sr. Primeiro-ministro, não tente mais uma vez ludibriar os portugueses com possíveis remodelações governamentais, porque só isso não chega e até lhe fica mal», acrescentando que «desta ainda não se ‘safaram’»!

11

Radiografia ao Hospital da Arrábida Integrado numa impressionante fortaleza do século XIV e com uma vista privilegiada, o Hospital Ortopédico Sant’Iago do Outão pode ser confundido com uma estância de férias. Os quartos têm vista para o mar e diversos serviços têm vindo a ser modernizados.

18

O valor daquilo que temos! O Dr. Jorge Manuel Félix Parreira analisa a forma como cada um de nós valoriza a sua própria saúde. Desta forma, questiona-se nomeadamente sobre a importância de termos ou não uma farmácia na nossa rua.

20

A polémica da SIDA Após anos de inúmeros trabalhos em prol da sociedade, as alegadas irregularidades cometidas pelas Associações Abraço e Sol têm vindo a degradar a sua imagem. Para o Dr. Álvaro Cidrais tem havido uma evidente vontade em explorar estas situações em praça pública.


SOCIEDADE
24

Salão de cabeleireiro no IPO Uma vez que todas as mulheres têm necessidade de apoio emocional e gostam de cuidar da sua imagem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolveu uma actividade de voluntariado à qual convencionou chamar cabeleireiro.

26

Doença de Crohn Há umas décadas, o termo doença de Crohn era praticamente desconhecido. Com os países a industrializarem-se cada vez mais, esta tornou-se rapidamente a segunda doença inflamatória crónica de causa desconhecida, que origina dores abdominais, diarreia, perda de apetite e enfraquecimento.

32

Saúde natural Os alimentos verdes são de vital importância em inúmeras doenças.A cevada e o trigo verdes, por exemplo, são particularmente recomendados quando se pretende controlar o colesterol, prevenir o cancro e resolver ou aliviar problemas intestinais.

36

Inaugurada clínica de diálise O líder mundial na prestação de serviços de saúde na área da diálise acaba de inaugurar a sua nova clínica, localizada em Setúbal. Esta é a maior clínica de hemodiálise do País, com capacidade para assistir 200 doentes.

40

Cancro da próstata Muitos são os homens que vivem com uma preocupação, o cancro da próstata. E na verdade há razões para este receio, pois quando surgem os primeiros sintomas já não há tratamento curativo. Será importante fazer o rastreio? Os médicos ainda não chegaram a um consenso.

42

Unidade de Hemodiálise Proporcionar uma melhor qualidade de vida aos doentes com cancro é o objectivo da Unidade de Hemodiálise do Instituto Português de Oncologia, no Porto. Esta UH tem algumas particularidades que, de início, foram sujeitas a diversas críticas.

45

Especial Asma Dia 3 de Maio é o Dia Mundial da Asma. Desta forma, e sendo esta uma das alturas do ano mais propícias ao aparecimento deste problema, damos a conhecer as opiniões de diversos especialistas sobre esta matéria, nomeadamente da Presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos, Dr.ª Marianela Vaz.

59

Dossier Cardiologia A hipertensão arterial afecta 25% da população portuguesa, originando graves consequências na nossa saúde, nomeadamente acidentes vasculares cerebrais. Mudar o estilo de vida pode ser uma óptima forma de ajudar a evitar este problema.

66

Vinho, preço, obesidade «Não entendemos o aumento enorme

do preço do vinho desde que sai do produtor até ao simples consumidor», alerta o Dr. Paulo Sá Machado, Vice--Presidente da LASVIN , que acrescenta ser o consumo moderado do vinho uma forma de beneficiar a dieta dos Portugueses.

68

A doença dos jogadores de futebol A pubalgia é uma lesão na zona do baixo--ventre que afecta os desportistas do sexo masculino, principalmente os jogadores de futebol. Apostar na prevenção é importante, pois o seu tratamento exige repouso, em alguns casos de vários meses.

53

Relações afectivas Existem crianças que acreditam realmente que os pais não gostam delas e passam, assim, uma vida inteira a procurar um amor incondicional que só a mãe lhes poderia ter dado, tornando frustrantes as suas relações afectivas. Um abraço pode fazer a diferença.


MULHER & CRIANÇA

76

Comportamento infantil Não há criança que, por vezes, não se porte mal. Contudo, de acordo com o psicólogo clínico Álvaro Ferreira, «talvez não exista o mau comportamento». Por outro lado, o que é hoje tido como mau comportamento não o era há 10 ou 20 anos.

78

Sexualidade A forma como o casal deve encarar os vários estádios de uma gravidez é tratada, neste artigo, pela Dr.ª Catarina Mexia, que salienta o papel do homem e as consequências e as responsabilidades que lhe estão inerentes.

82

Linha Infertilidade As mulheres são quem mais liga para a Linha Infertilidade. Após ter passado pouco mais de um mês sobre a inauguração deste centro de informação, o balanço é muito positivo, tendo mesmo superado as expectativas da entidade que promoveu a sua criação: a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.

83

Modascopia Em plena PRIMAVERA e com o VERÃO a chegar, embarque com a MODASCOPIA, da sua MEDICINA & SAÚDE, em direcção à nova ERA, rumo ao novo SÉCULO; na companhia da… MODA LISBOA!

ANIMAIS

88

Febre da carraça tem consequências nefastas  Pulgas e carraças são dois parasitas comuns ao homem e aos animais de companhia.

A «febre da carraça» pode mesmo revelar-se mortal se não for diagnosticada e tratada convenientemente, uma vez que é uma ameaça também para o homem.

90

Cuidado com o maior inimigo dos cães Os veterinários chamam-lhe leishmaniose, mata centenas de cães por ano e a picadela de um mosquito é a principal forma de transmissão. As raças que mais sofrem os efeitos desta doença são as de maior porte e de pêlo mais curto.

92

Displasia da anca pode incapacitar cães Se o seu «melhor amigo» coxeia muito ou tem dificuldade em subir umas escadas, apesar de ser ainda jovem, então o melhor será ir ao veterinário. O seu cão poderá

ter displasia da anca, uma doença que na altura do nascimento não apresenta sintomas, já que se desenvolve durante o crescimento.

93

Carlos Quintas chegou a ter oito gatos em casa Actualmente o conhecido artista vive com dois animais com quem mantém uma relação muito particular. «Vejo-os quase como se fossem da família, como parentes», afirma Carlos Quintas.

96

Jardim Zoológico A alimentação dos inúmeros animais que vivem no Zoo de Lisboa envolve alguma complexidade. Por mais esforço e vontade que haja, é bastante difícil, senão impossível, simular em cativeiro a alimentação que os animais selvagens têm no seu habitat natural.