Número 29
[número anterior] [índice] [número seguinte]

MEDICINA & SAÚDE Nº 29
 Março de 2000

Sumário

FÓRUM
10

«Os primeiros aplausos» para a Ministra Arcanjo «Apesar dos possíveis sinais de prepotência, foi reconfortante observar a atitude e o discurso de Manuela Arcanjo a propósito das ‘broncas’ mais recentes do Hospital de Cascais», afirma o Dr. Álvaro Cidrais.

12

Fazer política em Portugal: sérios e demagogos As medidas de alteração e regeneração do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que a Ministra tem vindo a anunciar através dos órgãos de comunicação social, merecem um comentário crítico da Enf.ª Guadalupe Simões.

13

Radiografia do INEM Saiba o que acontece sempre que alguém liga para o número de emergência médica 112. Por terra, ar ou mar o socorro a quem necessita é prestado em questão de pouco minutos.

20

Genéricos dividem a Europa em dois Os medicamentos genéricos são produtos cuja patente já expirou. Trata-se de fármacos sem marca comercial, com a mesma substancia activa do medicamento original. A grande vantagem está no seu preço!

22

Boas práticas de Farmácia Segundo o Dr. Paulo Barradas Rebelo, «o serviço prestado pelas Farmácias em Portugal é dos que mais satisfaz os consumidores. A este facto talvez não seja alheia a forma de organização desta actividade que, estando sob a responsabilidade privada, não deixa de ser fortemente intervencionada pelo Estado».


SOCIEDADE
24

Sistema nervoso À medida que a percentagem de pessoas com mais de 65 anos continua a aumentar, a incapacidade provocada por doenças que afectam o sistema nervoso toma proporções epidémicas.

26

Osteoartrose Ao contrário de outras doenças reumáticas, a osteoartrose afecta apenas as articulações. A rigidez, o «enferrujamento» ou a dificuldade em iniciar os movimentos acontecem sobretudo de manhã, ao levantar. Conheça os sintomas desta doença, que atinge cerca de um quinto da população mundial.

28

Circuncisão Ainda que pouco conhecida, a circuncisão é provavelmente a operação mais antiga do mundo e aquela que seguramente mais vezes foi executada. No entanto, os especialistas modernos contestam a prática da circuncisão e apontam sequelas psicológicas.

30

Apendicite «A apendicite (inflamação do apêndice) é uma das situações mais vulgares e benignas, cujo tratamento rápido e eficaz é apenas cirúrgico», explica o Dr. João Pedro Xavier de Brito, gastrenterologista.

34

Um mundo cada vez mais obeso Os erros alimentares e a vida sedentária são dois dos aspectos que estão a fazer com que cada vez mais pessoas deixem de ser apenas gordas e se tornem obesas. «A obesidade, em 99% dos casos, deve-se a estes dois factores de risco», garante o Dr. Jorge Portugal, endocrinologista, director do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Garcia de Orta.

38

Dicionário Médico põe dúvidas na prateleira Pela primeira vez em 20 anos surge em Portugal um dicionário médico actualizado. Esta obra é um auxiliar que pode enriquecer a biblioteca de qualquer médico, sendo de igual modo útil na secretária de muitos outros Portugueses.

40

Medicina dentária «Corrigir o sorriso, e com isso a sua aparência, é visto como algo natural, mesmo obrigatório, e usar aparelho nos dentes já não é tabu nem ser-se diferente», alerta o Dr. Carlos Adriano.

44

Oftalmologia Os anos passam e há uma frase que muitas vezes se houve pronunciar pelos mais velhos: «A minha vista já não é o que era!» O Dr. João Pinheiro, oftalmologista, identifica os vários problemas que vão afectando a nossa vista à medida que envelhecemos.

46

 Vinho, consumo e LASVIN Nos tempos bíblicos, na Idade Antiga, na Idade Média e no Renascimento, o vinho ocupou sempre lugar de Honra e Eleição na maioria dos remédios usados nessa época, como parte integrante dessa farmacopeia.

49

Especial brucelose Portugal é um dos países em que a incidência de brucelose é elevada e, contrariamente à ideia corrente, tende a desenvolver-se. Atinge principalmente os tratadores de animais, veterinários e trabalhadores de matadouros.

55

Dossier Herpes O vírus herpes simplex esconde-se nos confins do corpo e muitas vezes nem sabemos que o temos. Quando surge é mais frequente na face e nos órgãos genitais.

64

Sexualidade Amor, sexo, romance, será que ainda sobra tempo e disponibilidade depois do nascimento de um bebé? É que são poucos os casais que estão preparados para enfrentar as mudanças requeridas por este feliz acontecimento.

66

Rastreio de cancro da mama Tem havido alguma controvérsia relativamente à utilidade da mamografia de rastreio na redução da mortalidade por esta patologia. O Prof. Doutor Vítor Rodrigues esclarece esta questão que tanta apreensão tem causado nas mulheres.

68

Procriação medicamente assistida Na última década nasceram no nosso País crianças que há uns anos nunca poderiam ter sido concebidas. Os seus pais tiveram de recorrer à ajuda da Medicina e ao ambiente laboratorial para que as células masculinas e femininas, juntas num «tubo de ensaio», dessem origem a um futuro ser.

70

Cirurgia a laser Uns meros 10 minutos é o tempo necessário para o oftalmologista pôr uma pessoa com oito dioptrias a ver tudo nítido. O segredo está na cirurgia a laser, um método indolor, que só requer uma anestesia local. 

72

Nutrientes para melhorar a memória Apesar de se ter registado um enorme desenvolvimento na área técnica e científica, em todos os domínios do saber, o nosso cérebro é, ainda, um órgão muito pouco conhecido pela ciência médica, a tal ponto que muitos investigadores afirmam que apenas fazemos uso de 5% das nossas capacidades.

74

Dermatologia Os pés representam uma das áreas mais sensíveis e complexas do corpo humano, uma vez que neles apoiamos o nosso corpo, durante toda a vida. A escolha adequada de calçado e alguns cuidados básicos poderão evitar muitos dos problemas.


MULHER & CRIANÇA

78

Saúde nas prisões femininas A população feminina representa 10% do total de pessoas detidas nas prisões portuguesas. A toxicodependência é o principal motivo, directo ou indirecto, de criminalidade nas mulheres. A este problema juntam-se as patologias infecciosas que as reclusas levam cá de fora.

81

Modascopia Entre os dias 7 e 9 de Janeiro a EXPONOIVOS – Feira de Serviços e Preparativos para o Casamento invadiu a FIL. Optámos por não mostrar nas páginas centrais fotografias de corpo inteiro, para melhor poder apreciar o rendilhado, a delicadeda com que as casas de noivas adornam as nossas Princesas! Nossas?

86

Crianças que ouvem mal Os especialistas avançam com algumas pistas que podem ajudar os pais a identificar, numa fase ainda precoce, algum problema auditivo num bebé de poucos meses e, assim, evitar graves problemas no desenvolvimento futuro na criança.

88

Genética Em Portugal a síndroma de Down afecta 100 nascimentos por ano. Esta deformação genética tem origem na mãe em 90% dos casos. Neste momento, o diagnóstico pré-natal é um meio que tende a diminuir o número de crianças com esta patologia de há quatro, cinco anos para cá. De modo inverso, as interrupções de gravidez por síndroma de Down dispararam.

ANIMAIS

92

A identificação animal O Dr. Nuno Rosa chama a atenção para a identificação animal, explicando as diversas vantagens deste processo. Inclusive em termos económicos, a atribuição de subsídios, por exemplo, só pode ser feita se a identificação for exacta, de fácil leitura e não falsificável.

93

Jardim Zoológico Conheça a falsa serpente-coral e saiba distingui-la das verdadeiras serpentes-coral. Tal como as restantes espécies do género Lampropeltis, as falsas serpentes-coral são ofiófagas, isto é, alimentam-se de outras serpentes.

94

Felinicultura Leia a tentativa frustrada de casar o Alf, um gato preto e branco, de pêlo sedoso, com a Framboesa Maria. «Para a próxima, quando me quiserem casar, perguntem-me primeiro se eu o quero fazer», conta Alf no seu relato… em primeira pessoa.

95

Paula Castelar fala, com paixão, dos seus dois felinos de estimação «Gosto dos animais em geral, com excepção de ratos, baratas e cobras… Seria incapaz de tocar na mais

inofensiva delas», afirma a gentil apresentadora de «Segredos das Estrelas».

98

Canicultura Raça quase exinta nos finais do século passado, o Setter Irlandês vermelho e branco é um cão com muita força e potência, mas não pesado, harmonioso e bem proporcionado.