[número anterior] [índice] [número seguinte]

informação SIDA Nº 28
 Setembro/Outubo de 2001


Sumário

10 - Hospital do Desterro trata problemas dermatológicos.

Vindos pelo seu próprio pé, de outras instituições hospitalares ou dos CAD, muitos doentes com problemas dermatológicos graves chegam ao Hospital do Desterro, em Lisboa, para terem um seguimento especializado. A Dr.ª Ana Barata Feio, dermatologista, diz que em muitos casos as pessoas nem sabem que estão infectadas com o VIH.

 

14 - A SIDA, os afectos e o Verão

O que leva homens e mulheres de todo o Mundo, na posse de informação abundante sobre o VIH, sobre a SIDA, sobre a ausência de cura, sobre a morte inevitável, a lançarem-se cegamente para envolvimentos de risco, para relações não protegidas, para actos impensados? – esta questão é levantada pelo Dr. Luís Gouveia Andrade, do Departamento Médico da Merck Sharp & Dhome.

 

16 - Abacavir: experiência de uma consulta hospitalar

A Dr.ª Maria Teresa Branco, especialista em Medicina Interna, do Subgrupo Hospitalar Capuchos/Desterro, escreve sobre a experiência do seu serviço em matéria de utilização do anti-retroviral abacavir, introduzido em Portugal há cerca de um ano, no tratamento dos doentes de SIDA.

 

18 - Qualquer pessoa pode ser infectada

«Qualquer pessoa pode ser infectada, desde que não tenha os devidos cuidados», garante Amílcar Soares, 45 anos, seropositivo e presidente da Associação Positivo. E diz mais: «É essencial mudar o discurso que engloba os seropositivos em grupos socialmente excluídos.»

 

22 - Rede Europeia de Mulheres «Phase»

A Rede Europeia de Mulheres «Phase» começou a ganhar forma a partir do ano 2000. Trata-se de um projecto que visa dar mais importância às mulheres europeias no que diz respeito ao risco que correm de contrair o vírus da SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis. A Dr.ª Carla Martingo, da CNLCS, é a coordenadora local da Rede.

 

24 - Tuberculose e VIH: uma dupla de perigo

Dr. António Diniz, imunologista da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital de Pulido Valente: «A tuberculose regista--se em metade dos casos (50,1%) dos seropositivos que apresentam doenças oportunistas.»

 

26 - A importância da nutrição nas pessoas com VIH

Para ajudar o doente a lutar contra as possíveis infecções que podem surgir, a alimentação é uma aliada imprescindível. Os dietistas Hernâni Galvão, Rita Dias e Carla Teixeira falam sobre o assunto.

 

28 - A situação epidemiológica em Portugal em 30.6.01

Nos primeiros seis meses deste ano foram recebidos no Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis 1272 notificações de casos de infecção pelo VIH, dos quais 477 casos de SIDA. Acumulados, os casos de SIDA ascendem a 8232.