Bolsas de Investigação e Prémios
Prémio de Excelência 2009 - Contribuição para a Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em Oncologia
Prazo de Candidatura: até 31-12-2009
Entidade: Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa e Pfizer
Este Prémio, apoiado pela Pfizer, visa distinguir o melhor trabalho de enfermagem oncológica no âmbito da qualidade, desenvolvido em Portugal e tem como objectivo reconhecer e premiar a excelência nos cuidados de enfermagem relacionados com a oncologia.
As candidaturas ao Prémio de Excelência 2009 Contribuição para a Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em Oncologia, no valor de 2.000 Euros, são todos os trabalhos enviados para a Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) até 31 Dezembro 2009.
REGULAMENTO:
ART. 1º
A Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) com o fim de promover a qualidade dos cuidados em enfermagem oncológica, institui o prémio AEOP/ Pfizer, que deverá obedecer aos termos e condições deste regulamento.
ART. 2º
O Prémio visa distinguir o melhor trabalho no âmbito da qualidade, e tem como objectivo reconhecer e premiar a excelência nos cuidados de enfermagem relacionados com a oncologia.
ART. 3º
O prémio não pode ser dividido e tem o valor de dois mil Euros, a ser entregue ao primeiro autor, caso o trabalho seja composto por vários autores.
ART. 4º
A AEOP assume a responsabilidade pela divulgação do prémio através do seu site, junto dos associados e instituições nacionais de investigação na área das ciências de enfermagem, bem como pela utilização de órgãos de comunicação social ou quaisquer outros meios considerados adequados para o efeito.
ART. 5º
O prémio destina-se a Enfermeiros portugueses que se proponham apresentar um trabalho que tenha contribuído para a qualidade dos cuidados no serviço/Unidade de oncologia durante 2009. Estão excluídos do concurso os sócios fundadores, os membros dos órgãos sociais da AEOP, bem como os membros do júri.
ART. 6º
Cada candidato ou grupo de candidatos poderá submeter apenas um trabalho, que será obrigatoriamente publicado na revista Onco.news, órgão oficial da AEOP.
A candidatura ao prémio é gratuita para os sócios da AEOP com pagamento de quotas regularizado. Nos outros casos, a candidatura só será aceite mediante a adesão a sócio da AEOP.
ART. 7º
A candidatura consta dos seguintes passos:
1. Preenchimento online do formulário de inscrição na secção “Prémios” do site da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (www.aeop.net).
2. Envio do trabalho para publicação na revista Onco.news, devendo ter no título o primeiro e o último nome do autor principal. Os textos deverão ser escritos em português e devem respeitar as normas de publicação da revista.
ART. 8º
As candidaturas ao Prémio de Excelência 2009 “Contribuição para a Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em Oncologia” são todos os trabalhos enviados para a AEOP até 31 Dezembro 2009, via correio electrónico utilizando os e-mails da Associação.
ART. 9º
As candidaturas apresentadas serão apreciadas por um júri composto por um mínimo de cinco elementos escolhidos pela AEOP. Os membros do júri comprometem-se a guardar sigilo quanto aos trabalhos candidatos ao prémio.
ART. 10
Critérios de elegibilidade:
Os candidatos devem ser enfermeiros que trabalham em qualquer serviço hospitalar nacional, que tenham contribuído, com um trabalho, para a melhoria dos cuidados oncológicos num ou mais dos seguintes domínios: prática clínica, investigação, educação ou administração.
Exemplos de contribuições: Criação e implementação de programa com impacto positivo sobre cuidados oncológicos, programa educacional do doente/família, um procedimento clínico/perícia.
ART. 11
Critérios de Avaliação:
• Contributo significativo para as seguintes áreas: doente com doença oncológica, Intervenções educativas específicas, Desenvolvimento de programas, Grupos de apoio.
• Práticas clínicas relacionadas com a oncologia: Conceitos teóricos utilizados, Processo de Enfermagem utilizado, Colaboração multidisciplinar, Garantia de Qualidade nos cuidados, Tomada de decisão ética, Investigação em Oncologia.
ART. 12º
As decisões do júri serão tomadas por maioria não havendo lugar a qualquer tipo de recurso.
O júri poderá decidir pela não atribuição do prémio, caso considere não existirem trabalhos de investigação a concurso com qualidade suficiente para essa atribuição. Nesse caso, competirá aos órgãos sociais da Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa propor à Pfizer a forma de utilização dessa verba.
Eventuais omissões no presente regulamento serão resolvidas pelos membros do júri.
ART. 13º
Os resultados serão divulgados a todos os candidatos via correio electrónico.
ART. 14º
A entrega do prémio decorrerá em cerimónia pública organizada
Contactos:
AEOP - ASSOCIAÇÃO DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA PORTUGUESA
Estrada Interior Circunvalação, 6657
4200 - 177 Porto
Fax. 225084008
Telem. 936962099
e-mail:
[email protected]
Website: http://www.aeop.net