Uma plataforma única para a divulgação da sua empresa!

Saiba como >>
DirectorJosé Alberto Soares Editor Executivo Rui Miguel Falé Redacção Bruno Dias
Manuel Moreira
Paula Pereira
Davide Carvalho (colaborador)
Fotografia Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira
Agenda Director de ProduçãoJoão Carvalho Director ComercialJosé Maria Vilar Gomes Director de Produção Gráfica José Manuel Soares Directora de MarketingAna Branquinho Director de MultimédiaLuís Soares Publicidade
Departamente Administrativo e FinanceiroHelena Mourão (Coordenação)
Patrícia Curto
Cláudia Nogueira

Saúde Pública<sup>®</sup> 81 / Junho de 2009 Edições Especiais Saúde Pública<sup>®</sup> 2 / Setembro de 2008
Mundo Médico<sup>®</sup> 63 / Março de 2009 Edições especiais Mundo Médico<sup>®</sup> 109 / Março de 2009
Mundo Farmacêutico<sup>®</sup> 40 / Maio de 2009 Informação SIDA<sup>®</sup> 74 / Maio de 2009
HematOncologia<sup>®</sup> 5 / Abril de 2009 Jornal Pré-Congresso 4 / Abril de 2009
Jornal do Congresso 68 / Junho de 2009 Jornal Diário do Congresso 44 / Junho de 2009
Saúde em Dia<sup>®</sup> 6 / Maio de 2009 <i>Outros Projectos</i> 2 / Abril de 2009
 
destaque

Artigo de Saúde Pública®

Nº 74 / Novembro de 2008






17 Como tratar o problema das mãos e pés frios
- Dr.ª Inês Veiga
As frieiras afectam a qualidade de vida de um grande número de pessoas, podendo limitar a utilização dos membros e causar noites sem dormir. Investigadores descobriram uma forma de recuperar o bom funcionamento da circulação sanguínea nestas situações.


O Ginkgo biloba é um extracto natural com substâncias activas que têm a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, permitindo a passagem do sangue até às extremidades do corpo humano. De facto, mãos e pés frios eram um problema para o qual não havia esperança de encontrar uma solução, mas pode agora ser tratado de uma forma tão simples como tratar uma dor de cabeça.

Investigadores descobriram que o extracto obtido a partir das folhas da árvore Ginkgo biloba estimula a circulação sanguínea através dos tecidos humanos. O problema dos dedos frios nas mãos e nos pés é resultado de um fornecimento insuficiente de sangue. São cada vez mais os médicos que recomendam Ginkgo biloba, à venda em farmácias, aos doentes que se queixam.


Melhoria da memória

Existe um grande número de aplicações para o Ginkgo biloba, sendo algumas particularmente úteis nas pessoas de mais idade. Muitas pessoas de idade sofrem de problemas de memória; no entanto, estimulando a circulação sanguínea, é possível melhorar a memória e a capacidade de concentração. As células do cérebro são responsáveis por 25% da totalidade do consumo de oxigénio pelo organismo e, uma vez que este é transportado a partir dos pulmões através da corrente sanguínea, é necessário um fornecimento adequado de oxigénio para manter o cérebro em funcionamento.

A capacidade do extracto de Ginkgo biloba no combate dos problemas relacionados com a idade, tais como mãos e pés frios e complicações cerebrais, levou a que muitos investigadores considerassem a descoberta desta substância como «uma revolução geriátrica».

Em países como Alemanha ou França, o extracto de Ginkgo biloba encontra-se entre os suplementos alimentares mais vendidos. O Ginkgo biloba, à venda em farmácias, tornou-se um produto muito utilizado em automedicação e o facto de não existirem efeitos adversos contribuiu para esta enorme procura. A árvore Ginkgo biloba existe há milhões de anos, mas apenas recentemente foi descoberta a forma de extrair as substâncias activas presentes nas folhas e beneficiar do seu efeito positivo na saúde humana. No futuro, pessoas de todo o mundo vão poder melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo e combatendo problemas que tornam a terceira idade, por vezes, tão complicada.


Qual é o segredo?

Como funciona o extracto de Ginkgo biloba? O que contêm as folhas que tem a capacidade de melhorar a circulação? O segredo está nos flavonaglicósidos e nas terpenolactonas, que são as substâncias activas (flavonóides) com diversos efeitos biológicos. Os mais importantes são a sua capacidade de:
– Evitar a formação de coágulos sanguíneos;
– Proteger as células cerebrais contra as lesões oxidativas;
– Melhorar o fornecimento de sangue a todas as zonas do corpo;
– Aumentar a disponibilidade de glucose e de oxigénio nas células do cérebro.

O Ginkgo biloba pode ainda ajudar muitas pessoas que sofrem de dores nas pernas provocadas pelo andar. Vários estudos demonstraram que este extracto ajuda o sangue a circular mais facilmente nas pernas, reduzindo automaticamente a dor.


Dr.ª Inês Veiga
Farmacêutica

Comentários

ver comentários (0)

Deixe o seu comentário sobre este artigo