Artigo de Saúde Pública®
Nº 74 / Novembro de 2008
17 Como tratar o problema das mãos e pés frios
- Dr.ª Inês Veiga
As frieiras afectam a qualidade de vida de um grande número de pessoas, podendo limitar a utilização dos membros e causar noites sem dormir. Investigadores descobriram uma forma de recuperar o bom funcionamento da circulação sanguínea nestas situações.
O Ginkgo biloba é um extracto natural com substâncias activas que têm a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, permitindo a passagem do sangue até às extremidades do corpo humano. De facto, mãos e pés frios eram um problema para o qual não havia esperança de encontrar uma solução, mas pode agora ser tratado de uma forma tão simples como tratar uma dor de cabeça.
Investigadores descobriram que o extracto obtido a partir das folhas da árvore Ginkgo biloba estimula a circulação sanguínea através dos tecidos humanos. O problema dos dedos frios nas mãos e nos pés é resultado de um fornecimento insuficiente de sangue. São cada vez mais os médicos que recomendam Ginkgo biloba, à venda em farmácias, aos doentes que se queixam.
Melhoria da memória
Existe um grande número de aplicações para o Ginkgo biloba, sendo algumas particularmente úteis nas pessoas de mais idade. Muitas pessoas de idade sofrem de problemas de memória; no entanto, estimulando a circulação sanguínea, é possível melhorar a memória e a capacidade de concentração. As células do cérebro são responsáveis por 25% da totalidade do consumo de oxigénio pelo organismo e, uma vez que este é transportado a partir dos pulmões através da corrente sanguínea, é necessário um fornecimento adequado de oxigénio para manter o cérebro em funcionamento.
A capacidade do extracto de Ginkgo biloba no combate dos problemas relacionados com a idade, tais como mãos e pés frios e complicações cerebrais, levou a que muitos investigadores considerassem a descoberta desta substância como «uma revolução geriátrica».
Em países como Alemanha ou França, o extracto de Ginkgo biloba encontra-se entre os suplementos alimentares mais vendidos. O Ginkgo biloba, à venda em farmácias, tornou-se um produto muito utilizado em automedicação e o facto de não existirem efeitos adversos contribuiu para esta enorme procura. A árvore Ginkgo biloba existe há milhões de anos, mas apenas recentemente foi descoberta a forma de extrair as substâncias activas presentes nas folhas e beneficiar do seu efeito positivo na saúde humana. No futuro, pessoas de todo o mundo vão poder melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo e combatendo problemas que tornam a terceira idade, por vezes, tão complicada.
Qual é o segredo?
Como funciona o extracto de Ginkgo biloba? O que contêm as folhas que tem a capacidade de melhorar a circulação? O segredo está nos flavonaglicósidos e nas terpenolactonas, que são as substâncias activas (flavonóides) com diversos efeitos biológicos. Os mais importantes são a sua capacidade de:
– Evitar a formação de coágulos sanguíneos;
– Proteger as células cerebrais contra as lesões oxidativas;
– Melhorar o fornecimento de sangue a todas as zonas do corpo;
– Aumentar a disponibilidade de glucose e de oxigénio nas células do cérebro.
O Ginkgo biloba pode ainda ajudar muitas pessoas que sofrem de dores nas pernas provocadas pelo andar. Vários estudos demonstraram que este extracto ajuda o sangue a circular mais facilmente nas pernas, reduzindo automaticamente a dor.
Dr.ª Inês Veiga
Farmacêutica