Director
José Alberto Soares Editora Executiva
Sofia Filipe Redacção Rui Miguel Falé
Bruno Dias
Manuel Moreira
Paula Pereira
Colaboradores
David Carvalho
F. Castro
Director Comercial
Miguel Ingenerf Afonso Assistente Comercial
Sandra Morais Directora de Marketing
Ana Branquinho Publicidade
Patrícia Branco
Director de Produção
João Carvalho Director de Produção Gráfica
José Manuel Soares Director de Multimédia
Luís Soares Ilustração
Joa Copy Desk
Sérgio Baptista Fotografia
Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira
Revisão Ciêntifica
JAS Farma®
As doenças reumáticas são muita complicadas, só quem lida com essa doença diariamente o pode dizer.A minha mãe tem artrite reimatóide cronica,tem agora sessenta anos deu lhe por volta dos quarenta.Na altura não conseguia fazer as coias mais banais do dia a dia, como vestir- -se sozinha, comer, ir a casa de banho,fechar as mãos, por o seu corpo esticado ao comprido,mais parecia um caracol,era horrivél ver a minha mãe em tal sofimento,andou de médico em médico até que encontrou felizmente o médico certo para a doença dela que até aquela data ninguem sabia dizer o que era.O mais triste é que o nosso sistema de saúde não estava, digo estava porque espero que agora esteja melhor,preparado para tal doença'conseguir uma consulta era mt demorado, emtão foi a um medico particular,gastamos o dinheiro que tinhamos e o que não tinhamos, mas valeu a pena .Hoje consegue fazer uma vida normal,com medicacão é claro, mas Deus foi mt bom pra minha mãe, ficou com o corpo deformado, mas se não abusar das suas posses quase nem precisa de medicação.Mas só quem passa por elas é que sabe o que se sofre ver sofer sem muito poder fazer.espero sinceramente que a medecina e pincipalmente os nossos médicos estejam mais preparados neste campo para que ninguem passe pelo que a minha mãe passou.
Paulo Vaz às 13:39 28-02-2008 :Os meus cumprimentos e sinceros agradecimentos ao Dr. Augusto Faustino. Como ele afirma: «A evolução das DR pode-se prevenir e o seu impacto económico e social é evitável!»... sem dúvida!!
Maria da Conceição Rocha às 04:08 30-01-2008 :Artigo interessante a todo o nível, em que nos 2 últimos parágrafos "está basicamente a essência", que eu utilizo como alerta (pura coincidência) quando alguém me aborda com determinadas "queixas de dores". Não estou de todo ligada à Medicina mas sim portadora de A.R. agressiva e invalidante há 18 anos e com 33 de idade,na altura.
O reparo/desabafo é relativamente aos "tratamentos" que fiz, numa Clínica Particular de Doenças Reumáticas(sais ouro,corticoides,antiinflamatórios,antibióticos......fisioterapia .... e, ao fim de 2 anos, foi-me diagnosticada Hepatite B assintomática e à qual nenhuma importância foi dada.Durante o período k lá andei(4 anos) cada vez me sentia pior,desde a articulação dos maxilares aos pés e da parte do Reumatologista só ouvia, após ver resultados de análises" A Artrite está a ser compensada!",.No 1.ª ano emagreci 11Kg (entrei para lá com 48Kg).Hoje,acompanhada por 1 equipa médica num Hospital Público, estou a restabelecer de Artroplastia Total do joelho esq.º, aguardo intervenção ao dt.º, também com gonartrose, a dois dedos da mão e..........já são tantas as "complicações" que não posso usar os "actuais" medicamentos (Metatrexato?....), tomo 17 comprimidos/dia,.......mas nada me faz desistir de viver! Casada, 2 filhos, 1 neto e apesar de algum custo continuo no activo a nível profissional na situação de incapacidade para funções docentes e como costumo dizer " A Artrite Reumatóide é a minha inimiga com quem tive de aprender a viver conjuntamente"! Sou associada da ANDAR, mas também gosto de "entrar" no site da SPR de entre outros.Peço desculpa por este meu desabafo.