Artigo de Medicina e Saúde®
Nº 120 / Outubro de 2007
60 Opinião: Saúde animal - Patologias articulares em cães
- Dr.ª Ana Mimoso, médica veterinária
Estima-se que a osteoartrite afecte um em cada cinco cães com idade superior a 1 ano.
As patologias articulares podem afectar os cães de qualquer idade, mas os cães mais velhos, com excesso de peso e de raças grandes apresentam um risco acrescido.
Anomalias articulares genéticas, cães que sofreram lesões articulares e, ainda, cães expostos a trabalho excessivo (caça e corrida) podem também sofrer deste problema.
Não existe uma cura para a artrite, com excepção da substituição arti-cular, no entanto, o seu médico veterinário poderá recomendar-lhe as opções mais correctas para o alívio da dor, inflamação e claudicação e ajudar o seu cão a movimentar-se e divertir-se novamente.
Nas articulações saudáveis, as cartilagens «forram» as extremidades dos ossos, criando uma superfície macia e deslizante. Uma articulação normal encontra-se dentro de uma membrana sinovial e contém um fluído que lubrifica a articulação e ajuda a minimizar a fricção. A inflamação nas articulações provoca lesões na cartilagem, dor e torna a articulação fraca.
Saber reconhecer os sinais precoces da inflamação articular é de extrema importância, mas isso poderá ser, contudo, um desafio, uma vez que alguns cães não mostram sinais óbvios de dor. Observando o seu cão de perto, poderá alertar o médico veterinário para qualquer alteração comportamental que poderá ser associada com esta patologia.
As questões a colocar incluem:
O meu cão demora muito tempo a levantar-se de manhã ou está sempre a descansar?
Claudica ou as suas articulações parecem não dobrar durante ou após o exercício?
Cansa-se com facilidade ou fica para trás durante um passeio?
Recusa-se a subir escadas ou saltar, por exemplo, do sofá?
Se respondeu sim a uma destas perguntas, deverá consultar um médico veterinário de forma a que se faça o correcto diagnóstico.
A lesão articular pode ocorrer mesmo antes dos sinais
clínicos serem visíveis. Um diagnóstico precoce é crucial para impedir a evolução da doença. O médico veterinário poderá estabelecer um plano terapêutico que inclui medicamentos específicos, alteração do estilo de vida do seu cão e uma alimentação adequada. O objectivo deste programa irá melhorar ou manter a função articular através de uma redução da inflamação e destruição da cartilagem articular.
As dietas formuladas para ajudar no maneio das patologias articulares no cão apresentam ingredientes específicos, como ácidos gordos ómega-3 de cadeia longa, glucosamina, condroitina e antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação articular e a lesão da cartilagem.
O exercício físico regular ajuda a manter os ossos, músculos e articulações saudáveis. Quanto mais fortes estiverem os músculos e os tecidos em redor da articulação mais as articulações que estão enfraquecidas ou afectadas pela inflamação articular estão protegidas.
Outros benefícios podem incluir uma resistência aumentada, mais força, maior flexibilidade e controlo do peso. Sem exercício regular, a inflamação pode fazer com que as articulações se tornem cada vez mais inflexíveis e dolo-rosas.
O médico veterinário é o único profissional habilitado a fazer um correcto diagnóstico e tratamento das patologias articulares no cão. Com um plano de tratamento rigoroso, e que depende sempre da colaboração do dono, os cães com patologias articulares podem ter uma vida longa e saudável.
Dr.ª Ana Mimoso
Médica veterinária