Director
José Alberto Soares Editora Executiva
Sofia Filipe Redacção Rui Miguel Falé
Bruno Dias
Manuel Moreira
Paula Pereira
Colaboradores
David Carvalho
F. Castro
Director Comercial
Miguel Ingenerf Afonso Assistente Comercial
Sandra Morais Directora de Marketing
Ana Branquinho Publicidade
Patrícia Branco
Director de Produção
João Carvalho Director de Produção Gráfica
José Manuel Soares Director de Multimédia
Luís Soares Ilustração
Joa Fotografia
Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira
Revisão Ciêntifica
JAS Farma®
O artigo está de facto interessante. A questão da chucha é realmente muito importante e exige alguma ponderação. Quando vejo a ânsia de algumas pessoas e alguns profissionais de saúde a querer retirar a chucha ao bebé - antes ainda dos 2 anos de idade - fico algo... preocupado.
Por um lado, ao invés de querer apenas e só tirar a chucha, talvez fosse preferível que essas pessoas lessem primeiro alguns livros ou pelo menos alguns artigos sobre como lidar com bebés e crianças. Porque hoje existem todo o tipo de ideias disparatadas e «modernas», será importante dizer que me refiro a livros onde o ênfase é dado à necessidade de falar e de interagir com os bebés como se de pessoas fossem... até porque o são não é? E não tratá-los como se não tivessem cerébro!!!
Por outro lado, em termos mais ...«físicos», como é que se pode (ou consegue) tirar a chucha de um bebé que tem enormes dores pelos dentes que ainda estão a nascer? O «famoso» bucagel alivia por 1minuto...mas e as horas a seguir?
È agradavel ver que a loucura anti-chucha não chegou a todos. Como mãe (sobretudo como mãe) considero que esta luta crescente por parte das instituições que se candidatam a "amigos dos bébes" contra o uso das chuchas,que chegam a "proibir" mães de oferecer chucha ao bébe para o acalmar atingiu o ponto de obsessão. Vacino bebes todos os dias e parte-me o coração verificar que meninos que nascem em determinadas instituições, onde são efectuados os primeiros ensinos às mães sobre os cuidados aos filhos, vêm negado o uso da chucha " porque na maternidade disseram que fazia mal ao bebe, que trazia problemas mais tarde". VALHA-ME DEUS!!!
UM GRANDE BEM HAJA DR. LIBERIO RIBEIRO.
Espero que mais profissionais verdadeiramante amigos dos bebes leiam o seu artigo. Obrigada
Gostei muito deste artigo sobre a chupeta pois interesso-me em tudo o que diz respeito a crianças elas são o nosso futuro. Realmente a criança precisa da chupeta para acalmá-la pois esta vê na chupeta um refugio quando precisa de proteção...A criança é como flor que precisa de ser cuidade amada e protegida...