É com base num conceito global, com aposta forte na investigação científica, que o Grupo CESPU tem vindo a marcar a diferença no ensino, na formação, nos serviços de saúde que presta e na integração dos alunos no mercado de trabalho.
Ensinar, integrar e prestar cuidados de saúde
Comemora durante o ano de 2007 as bodas de prata e muitos projectos já foram concretizados, com sucesso e com as expectativas superadas pela positiva. Muitos estão a iniciar e provavelmente terão o mesmo sucesso.
A formação da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) data de 1982. Criada na Invicta com o propósito de ser uma entidade instituidora de estabelecimentos de ensino superior, fundou duas escolas privadas, dedicadas ao ensino de Ciências Dentárias, no Porto e em Lisboa. Com condições de alargar o leque de cursos, as escolas passaram a designar-se Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte e Sul, respectivamente.
Foram introduzidos cursos como Ciências Farmacêuticas, Educação Física, Saúde e Desporto, Psicologia Clínica, entre muitos outros. Porém, em 1998, deu-se a separação dos dois Institutos. O da Capital, agora denominado Egas Moniz, continuou com todo o património material e humano sediado em Lisboa e a CESPU seguiu o seu caminho, na altura, já detentora da Escola Superior de Saúde do Vale de Sousa, em Gandra, e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, em Famalicão.
O Prof. António Almeida-Dias assumiu a presidência do Grupo CESPU em Janeiro de 1999 e, conforme indica, «como a Cooperativa passou a ser responsável por um instituto universitário e por duas escolas superiores de saúde, solicitámos a criação de uma Instituição Politécnica, uma configuração a nível de ensino superior que se mantém até hoje».
Todavia, segundo Almeida-Dias, «além do ensino superior, pretendemos desenvolver uma estratégia que tornasse a Cooperativa diferente relativamente à gestão do ensino tradicional, tanto a nível estatal como privado. Porém, sem nos afastarmos do princípio da especialização na área da saúde».
Desta forma, numa perspectiva de integração, a CESPU fundou duas empresas distintas – a CESPU Formação SA e a CESPU Serviços de Saúde SA, sendo a primeira direccionada para a formação profissional e a segunda uma entidade gestora de unidades de saúde.
«Para além destas duas empresas, ainda desenvolvemos uma actividade, através de uma participação numa SGPS, na importação e comercialização de materiais e equipamentos de saúde», informa Almeida-Dias, frisando que «foi fechado um ciclo em torno da saúde».
A juntar a tudo isto, desde há três anos que a Cooperativa tem apostado na investigação científica, de uma forma transversal, isto é, abrangendo todas as suas áreas de actividade.
Na opinião do presidente supracitado, «1% do orçamento da Instituição é aplicado no apoio à investigação, sendo um factor promotor de desenvolvimento para todos os seus sectores».
Ainda nesta área, foram distribuídas 43 bolsas para projectos científicos internos. Existe também o Prémio CESPU, de carácter internacional e cuja segunda edição vai decorrer este ano com o valor de 38 mil euros.
Um pouco de Ensino, Saúde e Formação
Atendendo às diversas áreas, projectos, actividades e muito mais de cada um dos sectores detidos pela CESPU, não será difícil imaginar a dimensão deste modelo de gestão baseado num conceito integrado.
Com 21 licenciaturas na área da saúde, o quadro completar-se-ia com a adição de Medicina.
Quando questionado sobre tal lacuna, Almeida-Dias não hesitou em referir que «não há sentido nem explicação. Temos condições objectivamente superiores a alguns projectos públicos na área da Medicina, mas deve haver algum preconceito. É o único curso que não existe no ensino superior privado».
«Como não há alternativas privadas em Portugal para esta licenciatura, caímos na situação ridícula de termos jovens portugueses a estudar em Espanha, pois existem poucas vagas no nosso País», comenta o responsável pelo Grupo CESPU, acrescentando que, «por outro lado, também é frequente encontrarmos médicos espanhóis em alguns centros de saúde».
Contudo, no que diz respeito aos cursos leccionados nesta Instituição, tudo decorre dentro de parâmetros normais, mas com uma mais-valia. Como não poderia deixar de ser, os alunos não raras vezes têm colocação no mercado de trabalho, designadamente nas unidades da CESPU Serviços de Saúde e nos hospitais onde funcionam Serviços da Cooperativa, como a Clínica Dentária que funciona no Hospital de Guimarães.
«O nosso objectivo para alguns cursos é praticamente garantirmos saída profissional. É o caso de Fisioterapia, Podologia e Medicina Dentária. Nos outros gostaríamos de pelo menos garantir uma experiência de emprego. Na medida do possível, usamos os nossos serviços de saúde para promover o confronto com o mercado de trabalho», assegura Almeida-Dias.
De facto, foi desenvolvida uma vasta rede de estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde – Nova Saúde. Embora a maioria se situe no Norte, o projecto é de âmbito nacional.
Além das Unidades Clínicas e dos Serviços em vários ospitais, a CESPU Serviços de Saúde possui laboratórios de anatomia patológica, de análises clínicas e de prótese dentária.
E, conforme avança o presidente do Grupo, «em 2010, vai entrar em funcionamento um hospital privado em Famalicão. As instalações serão junto à Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e as obras deverão começar ainda este ano».
«Temos projectos relacionados com as parcerias público-privadas (PPP) para construção e exploração de hospitais. Já concorremos a Braga, Vila Franca de Xira e estamos a equacionar concorrer aos próximos concursos», revela Almeida-Dias.
Quanto à CESPU Formação, a adesão aos cursos contínuos e profissionais tem sido enorme. Pós-Graduação em Gestão de Qualidade, Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, Hipnose Clínica: Métodos e Aplicações, Suporte Básico de Vida, Reabilitação da Função do Sistema Vestibular e Hidroterapia são alguns dos cursos de formação desenvolvidos.
Internacionalização
A internacionalização estratégica e empresarial constitui outra grande aposta da Cooperativa. Teve início com estruturas similares espanholas.
«Destacamos os protocolos com a Universidade de Barcelona e com o Instituto Policlínico La Rosaleda, sediado na Galiza. Neste momento estamos a desenvolver acordos com outras estruturas em Espanha», menciona o líder do Grupo, continuando:
«Já iniciámos a nossa actividade como accionistas na Universidade de Benguela e temos uma parceria estratégica com a Universidade Pública de Angola. Temos ainda uma relação forte com o Ministério da Saúde angolano e com o Governo Provincial de Benguela, onde temos a responsabilidade de colaborar na formação dos recursos humanos da área da saúde, através da CESPU Formação Angolana, bem como na reestruturação da rede de entidades prestadoras de cuidados de saúde.»
Mas, além da internacionalização empresarial em Barcelona, Galiza e Angola, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário detém relações com diversas universidades em quase todo o mundo, nomeadamente no intercâmbio de professores e alunos, como por exemplo através dos Programas Sócrates e Erasmus.
Comemorar 25 anos num ano
As bodas de prata estão a ser comemoradas desde o início do ano, tendo sido organizadas diversas actividades para assinalar a «data querida», desde congressos, jornadas, ciclos de conferências denominados «Saúde em movimento» e, entre muitos outras, um concerto na Casa da Música no dia 16 de Junho. No entanto, as comemorações apenas terminam no final de 2007.
«No dia 15 de Novembro comemoramos o Dia da Instituição, no Palácio da Bolsa, e vamos preparar um evento, que certamente vai coincidir com a entrega do Prémio CESPU», evidencia o Prof. Almeida-Dias, presidente do Grupo CESPU.
E conclui: «Em Dezembro, vamos organizar um congresso de saúde multidisciplinar, em que todos os departamentos vão colaborar com um simpósio satélite. Vai decorrer na Alfândega do Porto e estará aberto a todos os interessados.»
Curiosidades
– A CESPU recebeu em Dezembro de 2006 a certificação segundo a norma ISSO 9001:2000 relativamente ao Sistema de Gestão de Qualidade;
– 400 docentes, dos quais 90 são doutorados e 140 mestres;
– 1 bacharelato;
– 21 licenciaturas;
– 7 mestrados;
– Aproximadamente 3700 alunos;
– Primeiro curso: Medicina Dentária;
– Último curso: Nutrição e Ciências Alimentares (inicia no Ano Lectivo 2007/2008);
– Cursos mais procurados: Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Psicologia Clínica, Enfermagem, Fisioterapia, Podologia, Prótese Dentária;
– Custo mensal das propinas: ronda entre os 300 e os 500 euros.
Especialidades médicas e cirúrgicas das unidades Nova Saúde
Anestesiologia
Cardiologia
Cirurgia Geral
Cirurgia Plástica
Cirurgia Vascular
Consulta da Dor
Dermatologia
Endocrinologia/Nutrição
Fisiatria
Gastrenterologia
Ginecologia
Imunoalergologia
Medicina Dentária
Medicina Interna
Medicina Geral e Familiar
Medicina do Trabalho
Neurocirurgia
Neurologia
Nutrição
Obstetrícia
Oftalmologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Psicologia Clínica
Psiquiatria
Radiologia
Reumatologia
Urologia
Enfermagem
Análises Clínicas
Anatomia Patológica
Audiografia
Cardiopneumologia (Cardiotocografia; ECG; Eco Doppler; Ecocardiografia; Ecocardiografia Fetal; Holter; Prova de Esforço; Provas Funcionais Respiratórias)
Endoscopia Digestiva
Fisioterapia
Imagiologia (Raio X; Mamografia; Ecografia; TAC)
Neurofisiologia (EEG; EMG; Potenciais Evocados)
Podologia
Prótese Dentária
Psicologia Clínica
Terapia da Fala
Serviços de saúde
Unidade Clínica de Famalicão
Unidade Clínica de Gandra
Clínica dos Bombeiros de Castelo de Paiva
Laboratório de Anatomia Patológica
Laboratório de Prótese Dentária
Serviço de Medicina Dentária do Hospital Senhora da Oliveira
Serviço de Medicina Dentária do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia
Serviço de Medicina Dentária do Hospital Joaquim Urbano
Gabinete de Podologia do Hospital Senhora da Oliveira
Centro Social Couto Mineiro do Pejão
Gabinete de Podologia da Clínica Pediátrica de Braga
Serviço de Medicina Dentária da Clínica Pediátrica de Braga
Empresas participadas
Hospital da Misericórdia de Paredes
Sociedade de Serviços de Saúde do Hospital da Trindade
Actimédico
Laboratório Armindo Lacerda
Imagem e Diagnóstico Nova Saúde ACE
Clínicas Pediátricas de Portugal
Agrupamento Nova Saúde – PPP
Clínica Particular de Barcelos
Clínica Sr. da Cruz
Hospital da Misericórdia de Sintra
Instituto Superior Ciências da Saúde Norte
Licenciaturas
– Bioquímica
– Ciências Farmacêuticas
– Educação Física, Saúde e Desporto
– Medicina Dentária
– Nutrição e Ciências Alimentares
– Psicologia Clínica
– Química Ambiental
– Saúde Ambiental e Biotoxicologia
Mestrados
– Cirurgia oral
– Oclusão Clínica
– Ortodontia
– Periodontologia
– Psicologia da Dor
– Saúde e Controlo Ambiental
– Terapias Moleculares
Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa
Licenciaturas
– Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica
– Enfermagem
– Fisioterapia
– Podologia
– Prótese Dentária
Pós-licenciaturas de especialização
– Enfermagem Comunitária
– Enfermagem Médico-Cirúrgica
– Enfermagem de Reabilitação
– Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
– Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
Escola Superior de Saúde do Vale do Ave
Bacharelato
– Marketing Farmacêutico
Licenciaturas
– Análises Clínicas e de Saúde Pública
– Cardiopneumologia
– Enfermagem
– Farmácia
– Neurofisiologia
– Podologia
Pós-licenciaturas de especialização
– Enfermagem Comunitária
– Enfermagem Médico-Cirúrgica
– Enfermagem de Reabilitação
– Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
Texto: Sofia Filipe
Fotos: José Madureira