Uma plataforma única para a divulgação da sua empresa!

Saiba como >>

Director
José Alberto Soares Editora Executiva
Sofia Filipe Redacção Rui Miguel Falé
Bruno Dias
Manuel Moreira
Paula Pereira
Colaboradores
David Carvalho
F. Castro
Director Comercial
Miguel Ingenerf Afonso Assistente Comercial
Sandra Morais Directora de Marketing
Ana Branquinho Publicidade
Patrícia Branco
Director de Produção
João Carvalho Director de Produção Gráfica
José Manuel Soares Director de Multimédia
Luís Soares Ilustração
Joa Fotografia
Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira
Revisão Ciêntifica
JAS Farma®

Apoios


Saúde Pública<sup>®</sup> 81 / Junho de 2009 Edições Especiais Saúde Pública<sup>®</sup> 2 / Setembro de 2008
Mundo Médico<sup>®</sup> 63 / Março de 2009 Edições especiais Mundo Médico<sup>®</sup> 109 / Março de 2009
Mundo Farmacêutico<sup>®</sup> 40 / Maio de 2009 Informação SIDA<sup>®</sup> 74 / Maio de 2009
HematOncologia<sup>®</sup> 5 / Abril de 2009 Jornal Pré-Congresso 4 / Abril de 2009
Jornal do Congresso 68 / Junho de 2009 Jornal Diário do Congresso 44 / Junho de 2009
Saúde em Dia<sup>®</sup> 6 / Maio de 2009 <i>Outros Projectos</i> 2 / Abril de 2009
 
destaque

Artigo de Medicina e Saúde®

Nº 117 / Julho de 2007






54 Prémio Universidade de Lisboa para Odette Ferreira
O Salão Nobre da Universidade de Lisboa recebeu figuras proeminentes do meio académico, e não só, para prestarem homenagem à distinguida com o Prémio Universidade de Lisboa 2006, Prof.ª Odette Ferreira. O seu trabalho mais visível está relacionado com a SIDA, pelo seu envolvimento na descoberta do VIH-2 e por ter sido coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA (CNLCS) durante quase uma década.


O Prémio Universidade de Lisboa 2006 foi entregue à professora e investigadora da Faculdade de Farmácia de Lisboa, Prof.ª Maria Odette Santos Ferreira.

Instituído com o apoio do Banco Santander Totta, este prémio visa distinguir e galardoar uma individualidade portuguesa cujos trabalhos tenham contribuído para o progresso e engrandecimento da cultura, ciência e reconhecimento do nome de Portugal além fronteiras.

O início do trabalho científico e social de Odette Ferreira remete-nos para a década de 80 quando, enquanto investigadora, e em colaboração com a equipa do Dr. José Luís Champalimaud, do Hospital de Egas Moniz, descobriu aquilo que viria a ser designado como VIH-2.

Anos mais tarde, entre 1992 e 2000, assume o cargo de coordenadora da CNLCS por nomeação directa dos ministros da Saúde, Maria de Belém Roseira e Arlindo Carvalho. Nesse projecto, entre muitas outras iniciativas, o programa de trocas de seringas nas farmácias ganhou uma grande visibilidade, sob a designação de «Diz não a uma seringa em segunda mão».

Já para o Prof. José Moniz Pereira, da Faculdade de Farmácia, e proponente do nome de Odette Ferreira para a distinção, «a atribuição deste prémio torna claro o reconhecimento, por parte da comunidade científica, da relevância da obra e da contribuição daquela investigadora para o desenvolvimento da Microbiologia e, em particular, da luta contra a SIDA, no nosso País».

Na altura dos agradecimentos, depois de receber o prémio, Odette Ferreira fez questão de mencionar a sua equipa, de incentivar outros a perpetuar o seu legado, bem como a trabalharem para deixarem a sua própria obra e para que outros, mais tarde, possam iniciar a construção do seu próprio caminho.

«É com particular emoção que vejo reconhecido, através deste prémio, o empenho e o esforço de uma equipa que, ao longo de muitos anos, foi pioneira em projectos de ensino e investigação», adiantando ainda, para as gerações vindouras, que «uma obra não é o que se faz, mas o que se deixa. O que fica para quem, depois de nós, continua o caminho e segue a linha que iniciámos no nosso projecto de vida».

Já em jeito final do seu discurso de agradecimento, apontou «armas» à área da Saúde, referindo que «em Saúde não há bons ou maus contributos. Todos são desejáveis. Uns mais efectivos, outros menos. Mas ninguém é dispensável. Espero ver o meu País cada vez mais actuante em áreas como a SIDA, a tuberculose, a saúde da mulher e da criança, a diabetes, as doenças cardiovasculares, os acidentes de viação e a oncologia».


Testemunhos:

Dr.ª Maria Cavaco Silva
«Para mim, e para a minha família, é um momento muito importante porque a minha filha tem uma ligação já muito antiga à Prof.ª Odette Ferreira porque foi a última pessoa a doutorar-se com ela. A Prof.ª Odette Ferreira já faz parte da nossa família afectiva e foi importante para todos nós, como comunidade e sociedade, esta oportunidade de a homenagear. Os portugueses têm o hábito de homenagear as pessoas depois de mortas, mas eu gosto de lhes prestar tributo enquanto vivas, para as poder cumprimentar e dizer “parabéns”.»

Dr. Aranda da Silva, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos
«É um prémio mais do que merecido pelo trabalho científico e social da Prof.ª Odette Ferreira. Como bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, estou muito orgulhoso que este prémio seja atribuído a uma farmacêutica que assume clara e publicamente que, em primeiro lugar, é farmacêutica.»


Texto: Rui Miguel Falé
ver comentários (0)

Deixe o seu comentário sobre este artigo