Director
José Alberto Soares Editora Executiva
Sofia Filipe Redacção Rui Miguel Falé
Bruno Dias
Manuel Moreira
Paula Pereira
Colaboradores
David Carvalho
F. Castro
Director Comercial
Miguel Ingenerf Afonso Assistente Comercial
Sandra Morais Directora de Marketing
Ana Branquinho Publicidade
Patrícia Branco
Director de Produção
João Carvalho Director de Produção Gráfica
José Manuel Soares Director de Multimédia
Luís Soares Ilustração
Joa Copy Desk
Sérgio Baptista Fotografia
Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira
Revisão Ciêntifica
JAS Farma®

Apoios


Medicina e Saúde<sup>®</sup> 132 / Outubro de 2008 Saúde Pública<sup>®</sup> 73 / Outubro de 2008
Mundo Médico<sup>®</sup> 59 / Julho de 2008 Edições Especiais Saúde Pública<sup>®</sup> 1 / Maio de 2007
Edições especiais Mundo Médico<sup>®</sup> 95 / Junho de 2008 Informação SIDA<sup>®</sup> 70 / Setembro de 2008
Mundo Farmacêutico<sup>®</sup> 36 / Setembro de 2008 Jornal Pré-Congresso 1 / Setembro de 2008
Jornal do Congresso 51 / Outubro de 2008 Jornal Diário do Congresso 35 / Outubro de 2008
Saúde em Dia<sup>®</sup> 2 / Abril de 2007 HematOncologia<sup>®</sup> 3 / Outubro de 2008
 

Artigo de Medicina e Saúde®

Nº 104 / Junho de 2006






16 Actualidade - Novo «atlas» dedicado à patologia vascular
A Unidade de Diagnóstico e Terapêutica Vascular do Hospital de S. Luís tenciona continuar a alargar a publicação de «atlas imagiológicos». Verdadeiros utensílios para médicos de diversas especialidades médicas, são também úteis para a formação de profissionais.


Os primeiros marcos da Angiologia contam com mais de dois mil anos e a circulação corporal é descrita há quase 500 anos. Já a história da ultra-sonografia conta apenas com um século, tendo vindo a desenvolver-se com a evolução verificada na fotografia, no cinema e, mais recentemente, com os progressos informáticos, que permitem o tratamento do som e da imagem.

Desde tempos idos até hoje, diversas experiências facilitaram o aparecimento de técnicas cada vez mais elaboradas, utilizadas no estudo do comportamento cardíaco e vascular. Nos últimos anos foram igualmente descobertas técnicas úteis que permitem diagnosticar precocemente, e de forma rigorosa e sistematizada, estas doenças.

Actualmente, a imagiologia é um dos mais promissores ramos da medicina especializada. O Eco-Doppler é um avançado método de diagnóstico em patologia vascular, sobre o qual existem já quatro verdadeiros «atlas» em Língua Portuguesa.

Destinados a profissionais de várias especialidades médicas, os quatro volumes são da autoria do Dr. Prates Raposo, cirurgião vascular e responsável pela UNIVAS – Unidade de Diagnóstico e Terapêutica Vascular do Hospital de S. Luís, em Lisboa.

O mais recente «atlas imagiológico» é o Caderno UNIVAS N.º 4 – Exame Eco-Doppler Cor e completa o Exame venoso (N.º 1), Carótidas e vertebrais (N.º 2) e Exame Arterial Eco-Dop­pler Cor (N.º 3). Todos repletos de imagens a acompanhar os textos de carácter científico.

Esta edição conta com o apoio do Laboratório Medinfar e foi lançada durante a comemoração dos 19 anos de existência daquela Unidade, publicamente reconhecida, nacional e internacionalmente.

Parabéns a você!

Apesar de o aniversário da UNIVAS ser assinalado em Abril, a festa aconteceu no dia 12 de Maio, na Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Neste dia foi exibido o filme Carótidas e Vertebrais. 18 minutos, Prémio do Festival Internacional de Cinema Médico de Vigo em Novembro de 2005, distinguido por um júri de 30 elementos e entre 140 películas recebidas neste certame.

A comemoração terminou com um jantar e com a actuação da Tuna Académica dos Estudantes de Medicina, que congrega elementos das faculdades de Medicina das Universidades Nova e Clássica de Lisboa.

«É para nós motivo de orgulho com­pletarmos 19 anos dedicados ao diagnóstico não invasivo das doenças vasculares», afirma Prates Raposo, avançando:
«Vamos continuar a investir na formação de profissionais mais jovens e em informação sobre as novas tecnologias de diagnóstico vascular. A­liás, a edição dos Cadernos cumpre, em parte, este objectivo.»

No que diz respeito ao futuro, nas palavras deste cirurgião vascular, «esperamos comemorar o 20.º aniversário com o lançamento do quinto volume para complementar os já existentes. Já temos um esboço preparado e material suficiente, mas, como o “segredo é a alma do negócio”, não vou revelar mais sobre o Caderno UNIVAS N.º 5».


Texto: Sofia Filipe

Comentários

ver comentários (0)

Deixe o seu comentário sobre este artigo