Artigo de Medicina e Saúde®
Nº 104 / Junho de 2006
16 Actualidade - Novo «atlas» dedicado à patologia vascular
A Unidade de Diagnóstico e Terapêutica Vascular do Hospital de S. Luís tenciona continuar a alargar a publicação de «atlas imagiológicos». Verdadeiros utensílios para médicos de diversas especialidades médicas, são também úteis para a formação de profissionais.
Os primeiros marcos da Angiologia contam com mais de dois mil anos e a circulação corporal é descrita há quase 500 anos. Já a história da ultra-sonografia conta apenas com um século, tendo vindo a desenvolver-se com a evolução verificada na fotografia, no cinema e, mais recentemente, com os progressos informáticos, que permitem o tratamento do som e da imagem.
Desde tempos idos até hoje, diversas experiências facilitaram o aparecimento de técnicas cada vez mais elaboradas, utilizadas no estudo do comportamento cardíaco e vascular. Nos últimos anos foram igualmente descobertas técnicas úteis que permitem diagnosticar precocemente, e de forma rigorosa e sistematizada, estas doenças.
Actualmente, a imagiologia é um dos mais promissores ramos da medicina especializada. O Eco-Doppler é um avançado método de diagnóstico em patologia vascular, sobre o qual existem já quatro verdadeiros «atlas» em Língua Portuguesa.
Destinados a profissionais de várias especialidades médicas, os quatro volumes são da autoria do Dr. Prates Raposo, cirurgião vascular e responsável pela UNIVAS – Unidade de Diagnóstico e Terapêutica Vascular do Hospital de S. Luís, em Lisboa.
O mais recente «atlas imagiológico» é o Caderno UNIVAS N.º 4 – Exame Eco-Doppler Cor e completa o Exame venoso (N.º 1), Carótidas e vertebrais (N.º 2) e Exame Arterial Eco-Doppler Cor (N.º 3). Todos repletos de imagens a acompanhar os textos de carácter científico.
Esta edição conta com o apoio do Laboratório Medinfar e foi lançada durante a comemoração dos 19 anos de existência daquela Unidade, publicamente reconhecida, nacional e internacionalmente.
Parabéns a você!
Apesar de o aniversário da UNIVAS ser assinalado em Abril, a festa aconteceu no dia 12 de Maio, na Associação Nacional das Farmácias (ANF).
Neste dia foi exibido o filme Carótidas e Vertebrais. 18 minutos, Prémio do Festival Internacional de Cinema Médico de Vigo em Novembro de 2005, distinguido por um júri de 30 elementos e entre 140 películas recebidas neste certame.
A comemoração terminou com um jantar e com a actuação da Tuna Académica dos Estudantes de Medicina, que congrega elementos das faculdades de Medicina das Universidades Nova e Clássica de Lisboa.
«É para nós motivo de orgulho completarmos 19 anos dedicados ao diagnóstico não invasivo das doenças vasculares», afirma Prates Raposo, avançando:
«Vamos continuar a investir na formação de profissionais mais jovens e em informação sobre as novas tecnologias de diagnóstico vascular. Aliás, a edição dos Cadernos cumpre, em parte, este objectivo.»
No que diz respeito ao futuro, nas palavras deste cirurgião vascular, «esperamos comemorar o 20.º aniversário com o lançamento do quinto volume para complementar os já existentes. Já temos um esboço preparado e material suficiente, mas, como o “segredo é a alma do negócio”, não vou revelar mais sobre o Caderno UNIVAS N.º 5».
Texto: Sofia Filipe