Uma plataforma única para a divulgação da sua empresa!

Saiba como >>

Director
José Alberto Soares Editora Executiva
Sofia Filipe Redacção Rui Miguel Falé
Bruno Dias
Manuel Moreira
Paula Pereira
Colaboradores
David Carvalho
F. Castro
Director Comercial
Miguel Ingenerf Afonso Assistente Comercial
Sandra Morais Directora de Marketing
Ana Branquinho Publicidade
Patrícia Branco
Director de Produção
João Carvalho Director de Produção Gráfica
José Manuel Soares Director de Multimédia
Luís Soares Ilustração
Joa Fotografia
Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira
Revisão Ciêntifica
JAS Farma®

Apoios


Saúde Pública<sup>®</sup> 81 / Junho de 2009 Edições Especiais Saúde Pública<sup>®</sup> 2 / Setembro de 2008
Mundo Médico<sup>®</sup> 63 / Março de 2009 Edições especiais Mundo Médico<sup>®</sup> 109 / Março de 2009
Mundo Farmacêutico<sup>®</sup> 40 / Maio de 2009 Informação SIDA<sup>®</sup> 74 / Maio de 2009
HematOncologia<sup>®</sup> 5 / Abril de 2009 Jornal Pré-Congresso 4 / Abril de 2009
Jornal do Congresso 68 / Junho de 2009 Jornal Diário do Congresso 44 / Junho de 2009
Saúde em Dia<sup>®</sup> 6 / Maio de 2009 <i>Outros Projectos</i> 2 / Abril de 2009
 
destaque

Artigo de Medicina e Saúde®

Nº 104 / Junho de 2006






42 Termas - Saúde e termalismo sénior
Aliar o conceito de saúde a termalismo faz todo o sentido, principalmente se se tratar de um programa gerido pelo INATEL e vocacionado para os mais seniores.


Saúde e Termalismo Sénior é «um programa de turismo social gerido pelo INATEL, cujas dimensão e notoriedade implicam o envolvimento de várias entidades», refere o Dr. António Sampayo e Mello, director do Gabinete de Comunicação e Marketing do INATEL.

De facto, o programa é promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, sendo comparticipado pelo Programa de Apoio Integrado a Idosos (PAII) e contando com a colaboração da Associação das Termas de Portugal e das Direcções-Gerais da Saúde e do Turismo.

Direccionado para todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 60 anos, a tendência do programa Saúde e Termalismo Sénior tem sido de crescimento. Em nove anos de existência, o programa já permitiu o acesso termal a mais de 31 mil seniores.

De acordo com António Sampayo e Mello, «a tendência de evolução e crescimento deste programa reflecte a qualidade de oferta». Para este ano, espera-se contar com «sete mil participantes e um total de 146 viagens, envolvendo 13 unidades termais e 14 unidades hoteleiras».

Consciente de que o bem-estar da população sénior exige um tratamento único, o INATEL procura oferecer serviços especializados, escolhendo as melhores unidades termais.
«O INATEL proporciona os mais variados tratamentos termais, aliados a uma vertente lúdica, de convívio e animação, garantindo sempre, obviamente, a qualidade dos serviços médicos e paramédicos», refere, acrescentando:
«No fundo, procuramos uma oferta integrada, em que para lá da componente de saúde e bem-estar se garantam momentos de convívio, fundamentais nesta faixa etária.
Para o efeito, contamos com a colaboração de uma equipa de animadores socioculturais.»

Na verdade, o INATEL assume a preo­cupação ambivalente em criar bem-estar e saúde através de muitas valências, sejam elas terapêuticas ou não. O compromisso em proporcionar convívio assume, por sua vez, importância ao ser um factor de coesão, aproximando aqueles que estão sós e ao mesmo tempo esbatendo as assimetrias.

É neste sentido que António Sampayo e Mello refere a importância do termalismo para os mais idosos.
«O termalismo é, ao mesmo tempo, um meio de tratamento natural e um factor de sociabilidade, na medida em que promove a deslocação dos mais idosos do seu local de residência e lhes proporciona momentos de convívio e de animação cultural em estância da especialidade. Por esta razão, o Programa Saúde e Termalismo Sénior aposta não só na melhoria das condições de saúde dos participantes, como na promoção de tempos de repouso e de animação, que contribuam para a elevação da sua qualidade de vida.»

A pensar também de forma preventiva e até na saúde de cada um dos participantes, o programa conta com a presença de uma nutricionista, incidindo nos cuidados a ter com a alimentação, nomeadamente, as preocupações com o que se deve comer, consoante a idade e a presença, ou não, de algumas patologias.

Este ano, os seniores poderão participar em duas viagens, usufruindo, assim, por duas vezes, das vantagens do Programa Saúde e Termalismo Sénior, nomeadamente de Abril a Junho e de Setembro a Novembro. Deste modo, beneficiam os participantes que pretendem fazer tratamentos no início das épocas marcantes, nomeadamente, Primavera, Verão e Outono.

Para António Sampayo e Mello, o termalismo e o turismo podem ser um binómio com futuro, na medida em que «há uma convergência de tratamento e de lazer, num mesmo espaço». No caso do INATEL, o preço até «é convidativo, sendo possível realizar um programa de saúde ao longo de 15 dias (14 noites), a partir de 116 euros».


Texto: Teresa Pires

ver comentários (0)

Deixe o seu comentário sobre este artigo