Artigo de Medicina e Saúde®
Nº 100 / Fevereiro de 2006
26 Enfermagem - Cuidados e acompanhamento ao domicílio
Nem todas as questões de saúde têm, necessariamente, de ser tratadas num hospital ou centro de Saúde. Além dos centros de Enfermagem, há outras opções, como seja a deslocação de um técnico de saúde – enfermeiro ou auxiliar de acção médica –, a casa do paciente, ministrando-lhe os cuidados necessários.
Quando ainda andava na Faculdade, a Enf.ª Paula Luz já tinha a ideia de que queria, um dia, montar um serviço deste tipo. Depois de adquirida alguma experiência profissional, falou com Jorge Maganão e, em Março de 1995, a ideia concretizou-se numa sociedade, da qual resultou a empresa Sermagem.
Inicialmente, forneciam apenas os serviços de Enfermagem ao domicílio e aluguer e venda de equipamento hospitalar. Hoje, além destas vertentes, e após mais de 10 anos de experiência, sentiram que tinham de apostar também no acompanhamento.
Segundo Jorge Maganão, «o acompanhamento surgiu-nos na sequência do serviço de Enfermagem, pois tínhamos muitas pessoas que não queriam só uma injecção. Hoje temos este serviço disponível 24 horas por dia, desde que marcado com antecedência. Se nos ligarem de manhã a solicitar um serviço para a tarde, normalmente, conseguimos dar resposta positiva, mas o ideal é de um dia para o outro.
Nessas condições podemos afirmar que damos sempre resposta».
Várias são as situações em que este serviço é accionado. A grande maioria dos utilizadores são familiares de acamados idosos, alguns em fase terminal, que necessitam de um apoio numa situação que é, normalmente, complexa. As situações podem ser muito distintas, «variando entre uma recuperação de cirurgia a doentes acamados ou em fase terminal. Nós temos pacientes com idades de 3 meses a alguns com mais de 100 anos», refere Jorge Maganão.
A maioria das patologias que requerem os serviços está relacionada com doentes de Alzheimer, havendo também idosos com situações clínicas oncológicas e alguns associados à osteoporose, com fracturas relacionadas com quedas.
Já no que ao serviço de Enfermagem ao domicílio diz respeito, consiste na deslocação à casa do doente de um enfermeiro, permitindo que o paciente receba os cuidados necessários sem sair de casa. Este serviço é extensível a qualquer domicilio, seja este a sua casa ou até o seu local de trabalho. Também pode, desde que tenha a respectiva receita médica, pedir que lhe levem o medicamento a administrar. Esta é uma área que também tende a ser variada.
«Os cuidados de enfermagem são também, na sua maioria dedicados às pessoas mais idosas, mas, na altura das gripes, por exemplo, também damos vacinas a crianças e abrangemos várias faixas etárias», refere Paula Luz.
Além destes, os serviços também podem abranger a montagem de soros, oxigénio medicinal, higiene diária ou injecções e vacinas, entre muitos outros.
Uma das vertentes mais fortes prende-se com o aluguer de equipamento hospitalar.
«Dispomos de uma grande variedade de equipamentos hospitalares, desde canadianas, cadeiras de rodas e camas eléctricas articuladas. Estamos a investigar umas novas cadeiras de rodas eléctricas, pois as pessoas às vezes não sabem que elas são muito pesadas e não têm isso em consideração quando as pretendem alugar», referem Paula Luz e Jorge Maganão.
No serviço de aluguer, a deslocação pode ser feita a nível nacional, embora a predominância seja na zona da grande Lisboa e arredores.
Com perto de uma dezena de colaboradores, 2006 deverá ser um bom ano para a Sermagem, com algumas iniciativas que visam dar um novo impulso à actividade, nomeadamente, tentar estender os serviços com particular incidência na margem sul do Tejo e tentar alargar o horário de Enfermagem até às 24 horas em vez das ac-tuais 21 h.
Além de alargar os serviços, pretendem também assegurar a continuidade das parcerias com centros de Enfermagem, às policlínicas, os lares de idosos, as companhias de seguros e empresas de apoio domiciliário.
Texto:Rui Miguel Falé
Fotos: Jorge Correia Luís