Mundo Médico® Magazine é parte integrante da revista Mundo Médico®

Director José Alberto Soares Editora Executiva Cátia Jorge Director Comercial Miguel Ingenerf Afonso Assistente Comercial Sandra Morais Directora de Marketing Ana Branquinho Publicidade Patrícia Branco Director de Produção João Carvalho Director de Produção Gráfica José Manuel Soares Director de Multimédia Luís Soares Copy desk Sérgio Baptista Fotografia Ricardo Gaudêncio (Editor)
Jorge Correia Luís
José Madureira

Medicina e Saúde<sup>®</sup> 132 / Outubro de 2008 Saúde Pública<sup>®</sup> 73 / Outubro de 2008
Mundo Médico<sup>®</sup> 59 / Julho de 2008 Edições Especiais Saúde Pública<sup>®</sup> 1 / Maio de 2007
Edições especiais Mundo Médico<sup>®</sup> 95 / Junho de 2008 Informação SIDA<sup>®</sup> 70 / Setembro de 2008
Mundo Farmacêutico<sup>®</sup> 36 / Setembro de 2008 Jornal Pré-Congresso 1 / Setembro de 2008
Jornal do Congresso 51 / Outubro de 2008 Jornal Diário do Congresso 35 / Outubro de 2008
Saúde em Dia<sup>®</sup> 2 / Abril de 2007 HematOncologia<sup>®</sup> 3 / Outubro de 2008
 

Artigo de Mundo Médico® Magazine

Nº 49 / Novembro e Dezembro de 2006






04 A formação da Dr.ª Sandra Richardson radica na Endocrinologia e Doenças Metabólicas. Contudo, foi na Medicina Geriátrica que encontrou a sua «dedicação».
«A minha carreira tem estado muito ligada à reabili­tação geriátrica», afirma num tom inicial de conversa. De passagem pelo nosso País, para apresentar o modelo canadiano de Cuidados Continuados de Saúde, a Dr.ª Sandra Richardson, da Divisão de Medicina Geriátrica do Centro de Saúde da Universidade de McGill, Canadá, fez uma incursão pelo seu percurso profissional.

A sua formação radica na Endocrinologia e Doenças Metabólicas, não obstante, foi na Medicina Geriátrica que encontrou a sua «dedicação». Iniciou a sua actividade na consulta de Geriatria do Royal Victoria Hospital, uma das subdivisões do Centro de Saúde Universitário de McGill, situado em Montreal. Esta é, aliás, a cidade onde Sandra Richardson, de 62 anos, reside.

O seu currículo profissional, timbrado pelo apoio à terceira idade, indica-nos que, no perío­do de sete anos, entre 1985 e 1992, assumiu a função de directora médica do Centro Geriátrico de Dia do Royal Victoria Hospital.



Nos anos subsequentes, esteve a dirigir a Divisão de Geriatria do Hospital Geral de Montreal e a Divisão de Medicina Geriá­trica do Centro de Saúde Universitário de McGill. Entre 1999 e 2002, a especialista retirou-se do cargo hospitalar, dedicando-se neste período de três anos a trabalhos de investigação no Reino Unido.

Terminada a licença sabática, retomou a actividade clínica em 2002, estando ligada à Unidade de Cuidados Agudos da Medicina Geriátrica do Catherine Booth Rehabilitation, que consiste num programa de convalescença dos doentes cardiovasculares.

A sua vida não está ligada apenas ao exercício da Medicina. «Desde 1994 que estou ligada ao Departamento de Medicina da Universidade de McGill, onde assumo a função de docente associado», realça a especialista.

Sandra Richardson esteve presente no nosso País, durante a reunião Internacional sobre Modelos de Cuidados Continuados, que decorreu em Lisboa.


Texto: Andreia Pereira
Fotos: José Madureira
ver comentários (1)

Deixe o seu comentário sobre este artigo